Você está aqui: Página inicial

Campus participa de comemorações de 10 anos do Proeja e primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa da EJA

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 11h10 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2017, 15h09 | Acessos: 3279

Ciclo de debates, reuniões, entre outras atividades trouxeram reflexões sobre os dez anos do Proeja – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Brasil, na última semana, de 28 a 31 de agosto, e também no dia 1º de setembro, em Porto Alegre.

O evento Proeja - 10 anos foi realizado no período de 28 a 31 de agosto, em parceria, pelos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-rio-grandense (IFSul), Farroupilha (IFFar) e Roraima (IFRR), com a coordenação do Projeto Monitoramento e Avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faced – Ufrgs).

Entre as atividades promovidas no IFRS, todas no campus Porto Alegre, estiveram o painel "Experiências do Proeja na rede federal de Educação Profissional e Tecnológica – pelo cumprimento das metas 10 e 11 do PNE", na manhã do dia 29, no auditório Torre Sul; no dia 30, a Noite dos Movimentos Sociais e Populares - luta e militância da origem da EJA/PROEJA, com apresentação do grupo "Venga" e do "Sarau da Resistência", e debates sobre questões que envolvem o público do PROEJA com os Movimentos Sociais e Populares; e no dia 31, no auditório Térreo, houve a celebração "Conquistas e Saudades", noite de recepção das turmas egressas, professores que passaram pelo PROEJA e Comemoração do Aniversário de 10 anos do PROEJA.

Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da EJA

Já na sexta-feira, dia 1º de setembro, após as comemorações, porém dando continuidade à abordagem do tema, o campus Porto Alegre sediou a primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na sala de convenções do 9º andar. A Frente surgiu a partir de uma mobilização em torno do PROEJA / IFs / UFRGS-FACED com a colaboração e parceria do Fórum Estadual de EJA do Rio Grande do Sul (FEJARS), por ocasião das comemorações dos seus 10 anos e agora busca ampliar seu raio de atuação para abordar questões referentes à modalidade como um todo.

A Frente tem como integrantes: Deputada Stela Farias (Frente Parlamentar), Giovana Thiago (Frente Parlamentar), Flávio Luís B. Nunes (Reitoria IFSul), Guilherme Reichwald (PROEJA / IFSul Sapucaia – FEJARS), Andrea Ribeiro Gonçalves (PROEJA / IFRS POA); Jaqueline Rosa da Cunha (PROEJA / IFRS POA - FEJARS); Marcelo Schmitt (IFRS POA); Maria Cristina C. C. França (Reitoria IFRS), Guilherme Brandt (IFRS Alvorada – FEJARS), Josiane Machado Godinho (IFRS Restinga/POA), Pedro Henrique de Oliveira (UBES / UJS) e Alexandre Rafael da Rosa (Coordenação FEJARS). Confira aqui o documento com a memória da reunião.

Painel "Experiências do Proeja na rede federal de Educação Profissional e Tecnológica

Comemoração do Aniversário de 10 anos do PROEJA com a participação de alunos, ex-alunos e professores

Reunião da Frente Parlamentar em defesa da EJA

(Créditos das fotos: Cristine Thomas, Jaqueline Cunha e Emmanuel de Bem)