Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

NAAc promove no dia 29/9 atividade de prevenção ao suicídio, pelo Setembro Amarelo

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 12h04 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 15h04 | Acessos: 1085

Para marcar o mês de prevenção ao suicídio - o Setembro Amarelo, o Núcleo de Acompanhamento Acadêmico - NAAc do IFRS - Campus Porto Alegre realizará uma atividade nesta sexta-feira, dia 29/9, às 12h30min, no Auditório Rui Manuel Cruse (andar térreo, Torre Norte). Na oportunidade, será exibida a animação A pequena loja de Suicídios, seguida de troca de ideias sobre o tema.  

 

 

SUICÍDIO: Falar é a melhor solução 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio representa um grave problema de saúde pública, a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. No Brasil, em 2016, foram registradas 12 mil mortes por suicídio.

O principal fator de risco relacionado ao suicídio é o fato de ter tentado tirar a própria vida, anteriormente.

A depressão, a desesperança, o desamparo e o desespero são sinais importantes de vulnerabilidade. Vários suicídios ocorrem de forma impulsiva em momento de crise, de incapacidade em lidar com os estresses da vida, tais como: problemas financeiros, términos de relacionamento, dores crônicas e doenças.

Vale lembrar que suicídios são evitáveis. Há uma série de medidas que podem ser tomadas no sentido da prevenção. Seguem algumas delas:

• Redução de acesso aos meios utilizados (por exemplo, pesticidas, armas de fogo e certas medicações);

• Cobertura responsável pelos meios de comunicação;

• Introdução de políticas para reduzir o uso nocivo do álcool;

• Identificação precoce, tratamento e cuidados de pessoas com transtornos mentais ou por uso de substâncias, dores crônicas e estresse emocional agudo;

• Formação de trabalhadores não especializados em avaliação e gerenciamento de comportamentos suicidas;

• Acompanhamento de pessoas que tentaram suicídio.

O estigma em torno de pessoas com transtornos mentais e do suicídio, faz com que as pessoas não procurem ajuda, afastando-as do tratamento adequado e da ajuda que precisam.

Fontes: https://nacoesunidas.org/oms-suicidio-e-responsavel-por-uma-morte-a-cada-40-segundos-no-mundo/ 

http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5221:grave-problema-de-saude-publica-suicidio-e-responsavel-por-uma-morte-a-cada-40-segundos-no-mundo&Itemid=839 

http://www.setembroamarelo.org.br/

 

 

Fim do conteúdo da página