Você está aqui: Página inicial

Palestras, minicursos e concurso de fotografias integraram a sexta edição do Encontro Acadêmico de Biotecnologia

Publicado: Quarta, 13 de Junho de 2018, 19h20 | Última atualização em Quinta, 14 de Junho de 2018, 15h37 | Acessos: 3787

O Encontro Acadêmico de Biotecnologia, evento de extensão organizado anualmente pelo curso Técnico em Biotecnologia, apresentou sua sexta edição nos dias 12 e 13 de junho de 2018, no IFRS - Campus Porto Alegre. O encontro teve como objetivo reunir alunos, professores, pesquisadores e outros profissionais da área de biotecnologia com intuito de compartilhar experiências e disseminar conhecimentos na área, por meio de palestras e minicursos com atividades práticas abertos à comunidade externa gratuitamente.

A programação incluiu palestras durante nos turnos manhã e tarde do dia 12, e na manhã do dia 13, que abordaram os seguintes temas:  "Da bancada ao mundo dos negócios", com Mario Frota (Empresa Regenera - Moléculas do Mar), que tratou sobre empreendedorismo na área de biotecnologia; "Mecanismos de resistência/tolerância do arroz à infestação do ácaro Schizotetranychus oryzae", com Raul Antônio Sperotto (Univates); "Inovações tecnológicas em medicamentos e dispositivos de administração centrados em indivíduos de idades extremas", com Gustavo Petrovick (PUC-RS); "Aplicação do sistema CRISPR-Cas9 para estudos genéticos em micobactérias", com Bruno Lopes Abbadi (PUC-RS); e "Testes pré-clínicos de moléculas anti tuberculose", com Valnês Rodrigues Junior (PUC-RS).

Além das palestras, na segunda parte da manhã do dia 12, houve a apresentação do relato de experiência da Técnica em Biotecnologia egressa do Campus Porto Alegre, Bruna Andrade, que hoje já é graduada em Ciências Biológicas pela PUC-RS, cursa mestrado em Biotecnologia na Univates, e atua em um projeto de pesquisa junto à empresa Quatro G Pesquisa & Desenvolvimento Ltda, oriundo de parceria entre o IFRS - Campus Porto Alegre, o Centro Universitário Univates e a PUC-RS, e que lhe rendeu o prêmio Pesquisador Jovem Inovador da Fapergs em 2016.

Já no dia 13 à tarde foram ministrados os minicursos "Abordagens sobre química forense" , com a professora Michelle Pizzato e os alunos Patrik Rocha, Lediane Marques e Marcelo Diedrich, todos IFRS - Campus Porto Alegre; "Extração e identificação de óleos essenciais", com Eduardo Miranda Ethur, da Univates; e "Imobilização de Substâncias Bioativas", com Adriano Gennari e Ana Júlia , também da Univates.

O evento contou também com o V Concurso de Fotografias "Biotecnologia em Foco", em que os inscritos enviaram registros de imagens relacionadas ao tema de biotecnologia, as quais foram publicadas na página do Facebook do evento e as fotos mais curtidas foram as vencedoras; confira o resultado na página do evento: www.facebook.com/encontro.academico.biotecnologia; e a exposição :

Mais fotos do evento disponíveis em: www.facebook.com/media/set/?set=a.1819027131495051.1073741934.153048004759647&type=3