Você está aqui: Página inicial

Datas das solenidades de Colação de Grau/Formatura e da Colação de Grau em Gabinete 2018/1

Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 09h15 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 10h02 | Acessos: 2507

A Comissão Permanente de Formatura do IFRS – Campus Porto Alegre informa sobre as datas da solenidade de Colação de Grau dos cursos de graduação e Cerimônia de Formatura dos cursos técnicos, bem como da Colação de Grau em gabinete, referentes ao semestre 2018/1, conforme previsto no Calendário Acadêmico:

Evento: Solenidade de Colação de Grau e Formatura

Data: 25/08 (sábado)

Horário: 16h30 - Formatura Cursos Técnicos (24 formandos)

19h30 – Formatura Cursos Superiores (34 formandos)

Local: Campus Porto Alegre, Salão Átrio

Evento: Colação de Grau em Gabinete*

Data: 31/08 (sexta-feira)

Horário: 17h - Cursos Superiores (20 Formandos)

Local: Campus Porto Alegre, Auditório Rui Cruse

*Serão permitidos três (03) convidados por formando.

Informações sobre a Colação de Grau em Gabinete a ser realizada dia 31/08/18

Está marcada para o dia 31 de agosto, às 17h, no Auditório Rui Cruse, a realização da Colação de Grau em Gabinete, dos Cursos Superiores referente ao semestre 2018/1, a qual acontece em data posterior à cerimônia pública de formatura das turmas do semestre (prevista para o dia 25/08).

A Colação de Grau é requisito obrigatório para expedição do diploma dos cursos de Graduação. Sendo assim, a colação em gabinete é destinada somente aos formandos de cursos Superiores, conforme o Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal.

A formatura em gabinete não se trata de uma escolha do formando em razão da não contratação de uma empresa produtora de eventos para a solenidade oficial, e sim por ter fins específicos que justificam a impossibilidade do comparecimento do formando na sessão solene.

Como funciona a cerimônia em gabinete:

A cerimônia de gabinete é uma solenidade menor de colação de grau, restrita a poucas pessoas e solicitada em casos excepcionais, a serem analisados pela instituição, conforme justificativa dos solicitantes, mas com a mesma responsabilidade e importância da sessão solene tradicional. Trata-se de uma cerimônia simplificada, em que não se usa beca nem há discursos, homenageados ou paraninfos.

Nessa modalidade, a cerimônia de leitura e assinatura da ata, a outorga de grau e o juramento deverão acontecer no gabinete do Diretor-Geral ou em local determinado pela direção. O diploma NÃO É entregue no dia da cerimônia em Gabinete. O aluno deverá entrar em contato, posteriormente, com a Coordenadoria de Registros Estudantis, para saber quando o diploma ficará pronto.