Você está aqui: Página inicial

Programa de extensão do Campus Porto Alegre é premiado com Destaque no XIX Salão de Extensão da UFRGS

Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 08h08 | Última atualização em Segunda, 22 de Outubro de 2018, 13h04 | Acessos: 3637

O programa de Extensão "Um Mundo Através das Lentes", desenvolvido no IFRS - Campus Porto Alegre, foi premiado com Destaque no XIX Salão de Extensão da UFRGS, realizado entre os dias 15 e 19 de outubro de 2018 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O trabalho, apresentado pela aluna do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Marina Michelotto Klacewicz, na sessão Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem na quarta-feira, dia 17, recebeu destaque na categoria Tertúlias.

Atualmente sob coordenação do biólogo e doutor em Genética e Biologia Molecular Diego Hepp, técnico em laboratório do Campus Porto Alegre, o programa  "Um Mundo Através das Lentes" proporciona à comunidade das escolas públicas o acesso às instalações do IFRS, especialmente aos laboratórios de microscopia, como forma de potencializar e pluralizar o uso desses espaços para a promoção da educação científica. Além disso, os alunos podem ter, como perspectiva futura, o ingresso nos cursos ofertados pela instituição.

A ação vem sendo desenvolvida no IFRS - Campus Porto Alegre desde 2016 e atende regularmente às escolas de ensino fundamental e médio da rede pública estadual e municipal. Desde seu início, o programa já oportunizou a mais de 200 alunos de escolas municipais e estaduais a participação em suas atividades.

Conforme a professora Márcia Bündchen, que foi coordenadora do programa em 2017, por meio do desenvolvimento de atividades práticas que envolvem o uso dos equipamentos ópticos, como o microscópio e a lupa, a proposta busca contribuir para a superação da lacuna que existe na formação científica dos alunos de ensino fundamental e médio nas escolas públicas que, em geral, são desprovidas de espaços adequados para a realização de atividades experimentais, especialmente no que se refere à microscopia.

Sobre o evento

A premiação dos trabalhos do XIX Salão de Extensão ocorreu na  tarde de sexta-feira, dia 19/10. A cerimônia de premiação ocorreu em conjunto com os demais eventos que compuseram o Salão UFRGS 2018. A entrega dos 37 troféus de destaque nas Tertúlias e os nove projetos premiados entre Tertúlias e Mostra Interativa ocorreu no Salão de Atos da UFRGS.

O Salão de Extensão visa à mostra, divulgação e integração das atividades de extensão que são desenvolvidas pela UFRGS. Este evento possibilita momentos de reflexão e discussão sobre o fazer extensionista, gerando um ambiente de troca e debate entre a comunidade acadêmica e parceiros da sociedade. O evento esteve estruturado nas seguintes modalidades: Mostra Interativa, Tertúlias, Oficinas e Encontro de Extensão.

O evento integrou o Salão UFRGS 2018, que englobou ainda o XIV Salão de Ensino, o  XXX Salão de Iniciação Científica - SIC, o XIII Salão UFRGS Jovem, a VIII FINOVA e o V Salão EDUFRGS.