Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Acadêmicos de Processos Gerenciais realizam pesquisa sobre a nova orla do Guaíba e apresentam resultados

Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 14h01 | Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 20h22 | Acessos: 243

Os estudantes da turma do quinto semestre (SPG V) do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS - Campus Porto Alegre apresentaram à comunidade na noite da última quinta-feira, 13/12, no auditório Rui Cruse do campus, os resultados de uma pesquisa realizada na disciplina de Pesquisa de Marketing, orientada pelo professor Cláudio Silva Farias, durante o segundo semestre de 2018, que levantou dados sobre os impactos da revitalização da Orla do Guaíba junto à população de Porto Alegre. 

O estudo teve como objetivo conhecer os impactos da obra de revitalização da Orla do Guaíba, concluída recentemente em Porto Alegre, sendo que a escolha do tema foi feita em razão do destaque crescente que este vem recebendo na comunidade. Como objetivos específicos, o estudo procurou identificar o perfil dos usuários, analisar as atividades praticadas, compreender a efetividade dos serviços públicos, identificar pontos positivos e negativos da estrutura e verificar níveis de percepção dos usuários sobre a obra. 

No procedimento de coleta de dados, além de aplicar questionários junto à comunidade, o grupo realizou um amplo e diversificado levantamento de informações sobre a orla, incluindo sua história e reportagens divulgadas na imprensa sobre a revitalização. Destaca-se que para obter subsídios para a formulação dos questionários, os alunos contaram com o auxílio de um grupo focal que teve participação de representantes e entidades que tiveram ou tem algum tipo de envolvimento com a orla, como Câmara de Vereadores, Observatório Social de Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), além de grupos de corrida, ciclistas e responsáveis pelas obras.

O questionário da pesquisa foi aplicado entre os dias 29/10 e 08/11, obtendo um total de 1.035 respostas válidas.

Os resultados revelaram que 60% dos respondentes já frequentaram a orla após a revitalização; entre outros pontos levantados destacam-se: com relação ao perfil dos frequentadores, 64% são mulheres, 73,8% moram em Porto Alegre e 69,8% tem entre 16 e 35 anos. Sobre as atividades realizadas no local, a atividade mais praticada é contemplar a natureza, seguida por passear com a família e encontrar os amigos; e quanto à satisfação geral com a infraestrutura, 83% dos respondentes apontaram estarem satisfeitos ou muito satisfeitos.

Acesse os resultados completos da pesquisa na apresentação disponível neste link.

Confira algumas imagens da apresentação realizada no dia 13:

  

 

 
Fim do conteúdo da página