Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial

Curso Técnico em Biblioteconomia

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 14h11 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2019, 13h09 | Acessos: 490

Áreas de Atuação

A área de atuação da Biblioteconomia tem uma grande abrangência, que vai desde universidades, centros de pesquisa e documentação, bibliotecas públicas, escolares, comunitárias, especializadas como as das empresas e jurídicas, entre outras, utilizando diversos instrumentos, sejam de meio impresso ou virtual, visando disponibilizar a informação pertinente ao usuário.

Perfil Profissional

O Técnico em Biblioteconomia deverá ser um profissional capacitado e habilitado para atuar como assistente junto às chefias, aos diretores e/ou gerentes de bibliotecas, centros e/ou serviços de informação e documentação e outros, no âmbito das empresas e/ou instituições públicas e/ou privadas. O Técnico em Biblioteconomia deverá também evidenciar facilidade na comunicação interpessoal, iniciativa, criatividade e espírito empreendedor, atuando com ética e de forma participativa, colaborando no alcance dos objetivos da biblioteca e da organização na qual ela se insere e buscando contínuo aperfeiçoamento pessoal e profissional.

O Técnico em Biblioteconomia, ao concluir o curso, deverá ser capaz de:

• Executar procedimentos de auxílio à organização, tratamento, disseminação, preservação, conservação e recuperação das unidades de acervo;
  • Executar procedimentos relacionados com a alimentação de sistemas informatizados de recuperação de informações;
  • Planejar e administrar seu tempo e suas tarefas;
  • Realizar suas atividades, buscando a qualidade do desenvolvimento de recursos e serviços;
  • Recepcionar/atender pessoas;
  • Redigir textos e/ou documentos administrativos;
  • Preparar e/ou assessorar o planejamento e a execução de reuniões e/ou eventos;
  • Realizar atividades de incentivo à leitura e formação de leitores;
  • Promover a acessibilidade e a inclusão social e digital de Pessoas com Necessidades Especiais (PNEEs);
  • Elaborar instrumentos de comunicação, usando computadores, Internet, processadores de textos, agenda, planilhas eletrônicas, bancos de dados e outros programas.
EIXO TECNOLÓGICO

Apoio Educacional