Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Seminários do IFRS abrem a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNC&T) no Rio Grande do Sul

Publicado: Terça, 07 de Outubro de 2014, 07h28 | Última atualização em Terça, 07 de Outubro de 2014, 07h28 | Acessos: 891

Reunindo 700 participantes inscritos, terão início na próxima segunda-feira, 13 de outubro de 2014, o 1º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept), o 2º Seminário de Extensão (Semex) e o 3º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em Bento Gonçalves, no DallOnder Grande Hotel. A cerimônia de abertura dos eventos, às 14h do dia 13, marcará também a abertura da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNC&T) no Rio Grande do Sul, com a presença da reitora do IFRS, Claudia Schiedeck Soares de Souza, do secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Cristiano Prodanov, e de outras autoridades da área.

Os seminários ocorrem até 15 de outubro e são oportunidades para fomentar, promover reflexões e trocas de experiências em pesquisa, inovação e extensão. Serão apresentados 389 trabalhos oralmente ou em forma de pôsteres, sendo sete de outras instituições de ensino (são 65 trabalhos no Semept; 106 no Semex e 218 no Sict).

Entre os destaques da programação estão as palestras e mesas-redondas; a 1ª Mostra Cultural do IFRS, com apresentações de servidores e alunos; e a 2ª Mostra de Robótica, que demonstrará experiências práticas e teóricas vinculadas à robótica.

Os eventos são promovidos pelas pró-reitorias de Ensino, Extensão e Pesquisa e Inovação e os Comitês de Ensino, Extensão e Pesquisa e Inovação. Confira a programação completa e mais informações no site dos eventos. Abaixo, a programação resumida:

Dia 13/10

14h - Cerimônia de abertura, com a presença de autoridades

15h - Apresentação cultural

16h - Palestra: "Ensino, Pesquisa e Extensão: produção do conhecimento e a formação integral no contexto da Educação Profissional, Científica e Tecnológica"

17h30min - Lançamento de livros da série Tekne IFRS/Grupo: "Marketing aplicado"; "Biotecnologia", "Redes de computadores III" e "Desenvolvimento de software II"

18h - Divulgação das revistas científicas #Tear e Scientia Tec

Dia 14/10

Das 8h às 19h30min - apresentações de trabalhos - orais e em pôsteres

14h - Mesa-redonda "Desafios da Gestão Educacional na Educação Profissional e Tecnológica"

Dia 15/10

Das 8h às 12h - Apresentação de trabalhos - orais e em pôsteres

Das 9h às 11h - Mostra de Robótica

8h30min - Mesa-redonda "Docência na Educação Profissional"

10h15min - Apresentação das "Ações inovadoras de extensão no IFRS"

14h - Palestra e dinâmica IFRS em Movimento

15h - Solenidade de encerramento e entrega dos destaques dos três seminários

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A semana tem o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende ainda mostrar a importância da CT&I para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país e possibilitar que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e suas aplicações.

Ocorre em todo território nacional, de 13 a 19 de outubro de 2014, com o tema "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social". Essa é a 11ª edição do evento.

(Texto: Depto. de Comunicação - Reitoria do IFRS)