Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > 15ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão encerra com premiação de trabalhos e recorde de inscritos
Início do conteúdo da página

15ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão encerra com premiação de trabalhos e recorde de inscritos

Publicado: Quarta, 17 de Setembro de 2014, 13h20 | Última atualização em Quarta, 17 de Setembro de 2014, 13h20 | Acessos: 960

A 15ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS Câmpus Porto Alegre, realizada nos dias 15 e 16 de setembro de 2014, atingiu novo recorde: foram 160 trabalhos inscritos, sendo 147 aceitos para apresentação. Estes números ultrapassam os de todas as edições anteriores, como a mostra realizada ano passado, que contou com 131 trabalhos inscritos.

A edição deste ano foi mais uma excelente demonstração do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão por parte de estudantes e professores de diversas instituições de Ensino Técnico e Superior, entre institutos federais, escolas técnicas e universidades.

Participaram nos três dias do evento, como apresentadores e/ou ouvintes, estudantes regularmente matriculados em instituições de Ensino Técnico e Superior de diversas regiões do estado. Foram 147 trabalhos apresentados nas modalidades Oral e Pôster, por alunos de cursos de Ensino Médio e Técnico, bem como do Ensino Superior, distribuídos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, e Lingüística, Letras e Artes.

A mostra, que ocorreu nas dependências da sede Centro do Câmpus Porto Alegre, teve início na manhã de segunda-feira, dia 15, e prosseguiu até o final da tarde terça-feira, dia 16, quando houve a solenidade de encerramento e premiação dos trabalhos destaque, no Espaço Cultural do andar térreo.

Os trabalhos premiados podem ser conferidos no link Trabalhos Premiados, no site mostra.poa.ifrs.edu.br.

Dois dias intensos de pesquisa, ensino, extensão e troca de conhecimentos

A solenidade de abertura da Mostra ocorreu no dia 15, às 10h, no andar Térreo, no novo Espaço Cultural (salão átrio) do Câmpus, reformado recentemente. Contou com a presença da reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza; do pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRS, Julio Heck; do diretor-geral em exercício do Câmpus Porto Alegre, Claudio Farias; e da diretora de Pesquisa e Inovação do Câmpus e presidente da Comissão Organizadora da 15ª Mostra, Maria Cristina França.

A professora Maria Cristina deu início a abertura da Mostra e, em seguida, representando a direção-geral, o professor Cláudio Farias mencionou sobre a intensidade do evento. “Impressiona saber que nós temos trabalhos encaminhados do nosso campus, de outros campus do Instituto Federal, de outros institutos, de outras universidades; ou seja, é o instituto federal no centro do trabalho cotidiano de ensino, pesquisa e extensão, indo além das nossas portas, dos nossos domínios. Saber que esse trabalho é um empenho árduo de professores, de servidores técnico-administrativos, e de alunos resulta em todo esse evento, nessa intensa movimentação; são dois dias que a gente vive intensamente ensino, pesquisa e extensão.”

Já o pró-reitor Julio Heck, em sua fala, parabenizou a comissão organizadora do evento e lembrou a trajetória de evolução das Mostras do câmpus Porto Alegre, desde o seu início ainda na antiga Escola Técnica da UFRGS, no prédio da Ramiro, comparando no que o evento se tornou hoje, com o seu crescimento tanto em termos de estrutura como no número de trabalhos inscritos.

Na ocasião, a reitora Cláudia salientou o significado que eventos como a Mostra representam para o IFRS. “A gente sente um orgulho muito grande de poder estar presente neste momento tão importante para o câmpus Porto Alegre; mais importante, sobretudo, para o Instituto Federal, porque são nas Mostras técnicas onde a gente apresenta o produto que é realizado ao longo dos anos pelos estudante, professores e técnicos desta instituição.”

Ela ainda ressaltou a missão que os IFs têm de trabalhar com pesquisa, ensino e extensão. “São justamente momentos como esse em que nós aprofundamos nossa relação com a pesquisa e com a extensão, e caminhamos em um rumo que nos aproxima, de certa forma; faz com que se interaja e se aproxime mais do mundo real. E é exatamente a missão dos Institutos Federais do país: trabalhar com pesquisa, trabalhar com extensão, voltadas para as nossas demandas do mundo, do dia a dia, daquilo que pode gerar e agregar novos conhecimentos, novas informações, para a melhoria e o desenvolvimento do nosso país.”

Logo após as falas das autoridades, houve a apresentação do Recital de Professores do Projeto Prelúdio. Nos dois dias do evento, o Prelúdio ainda brindou os participantes da Mostra com outras apresentações com o Coro Juvenil, a Orquestra Infantil, o Conjunto de Música Popular e o Conjunto de Flautas Doces.

Após a abertura oficial, no Auditório da antiga biblioteca aconteceu palestra com Franz Figueroa, Mestre em Ciências da Computação e professor do Senac-RS, que abordou os temas Criatividade, Tecnologia e Inovação.

Às 14h, iniciaram-se as sessões de apresentação de trabalhos, que foram divididas durante os dois dias em diferentes horários e locais do Câmpus, estando entre as salas 206, 207, 208, 212, 213 as apresentações Orais, e no Espaço Cultural do Térreo, as apresentações em pôster.

Nos intervalos das apresentações, entre um turno e outro, ocorreram também as palestras “Projeto Cidade Bem Tratada”, com o advogado e consultor ambiental Beto Moesch, e “GT de Gastronomia Regional do Palácio Piratini”, ministrada por Jussara Dutra, coordenadora do GT.

Além das apresentações de trabalhos e palestras e dos momentos culturais proporcionados pelo Projeto Prelúdio, a Mostra contou com atividades paralelas, entre elas oficinas sobre Sucos Funcionais, exposições de programas e projetos de Extensão, de Pesquisa e de cursos e áreas acadêmicas do câmpus, apresentação de trabalhos das escolas que participam do PIBID/IFRS, e ações desenvolvidas no câmpus envolvendo temas como reaproveitamento de resíduos eletrônicos, plásticos biodegradáveis, e a Incubadora Tecno-social de Economia Solidária.

O objetivo geral do evento foi contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das instituições de Ensino Técnico e Superior.

A 15ª Mostra foi promovida pelas Diretorias de Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão do IFRS – Câmpus Porto Alegre, estando sua organização sob responsabilidade da Comissão Organizadora do evento.

Galeria de fotos completa disponível em: facebook.com/ifrspoa

Abertura do evento

mostra2014 052 Abertura do evento

mostra2014 835 mostra2014 819

mostra2014 1038 mostra2014 1093

Encerramento da Mostra

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->