Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Alunas do Programa Mulheres Mil do Câmpus Porto Alegre participam de Aula Inaugural

Publicado: Segunda, 28 de Julho de 2014, 08h44 | Última atualização em Segunda, 28 de Julho de 2014, 08h44 | Acessos: 1288

Realizou-se na tarde da última segunda-feira, 28 de julho, a Aula Inaugural da segunda edição do Programa Mulheres Mil do IFRS – Câmpus Porto Alegre. O evento ocorreu no Auditório do 9º andar da sede Centro do Câmpus, com a presença de representantes do Câmpus e autoridades, entre elas a deputada federal e ex-Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e o deputado estadual Aldacir Oliboni.

O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído pela Portaria do Ministério da Educação nº 1.015/2011 e tem como objetivo fornecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, contribuindo com a promoção da cidadania e a qualificação profissional de mulheres em condição de vulnerabilidade social. Ele ocorre como ação vinculada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – o Pronatec.

Nessa segunda edição do programa no Câmpus Porto Alegre do IFRS, os cursos oferecidos serão os de Formação Inicial Continuada em Cuidador de Idoso e Cuidador Infantil. Na primeira edição realizada no câmpus em 2013, o curso ofertado foi Higienização em Serviços de Saúde.

O evento foi destinado à recepção alunas inscritas e contou ainda com a participação do diretor-geral em Exercício do Câmpus Porto Alegre, Cláudio Farias, do Coordenador Adjunto Pronatec no câmpus, Sérgio Viana, e da Diretora Adjunta de Extensão do Câmpus, Cristina Crespam.

Em sua fala durante a abertura, a ministra Maria do Rosário mencionou sobre alguns dos motivos pelos quais o programa Mulheres Mil foi criado.

“Este programa Mulheres Mil foi pensado por pessoas que acreditam muito no poder de transformação que nós, mulheres, temos na nossa vida, na nossa casa, na nossa comunidade, no país inteiro. Esse curso todo foi pensado para apoiar as mulheres, para garantir um instrumento a mais na vida de vocês, de cada uma, mas sabendo que quando a vida da mulher melhora, melhora a vida dos filhos, dos pais, da comunidade inteira, melhorar tudo dentro do país. Esse conhecimento que vocês vão ter aqui é importante porque nós sabemos que vocês vão compartilhar.”

O coordenador adjunto do Pronatec, Sérgio Viana, parabenizou às alunas pela coragem de estarem participando do curso e comentou sobre sua alegria com a realização do programa no IFRS:

“Esse programa me alegra muito porque no início, quando foi delegado aos institutos federais essa participação, nós ouvimos relatos muito bonitos das experiências realizadas lá no Norte; e nós queríamos muito que essas experiências fossem disseminadas em todo o país; e quando chegou aqui no Sul, no Instituto Federal, foi uma grande alegria.”

O diretor-geral em exercício do Câmpus Porto Alegre, Cláudio Farias, direcionou sua fala às participantes do Programa. “A partir de hoje a gente quer que vocês sintam muito orgulho em poder dizer nas suas casas, para os seus companheiros, para seus filhos, netos, nas suas comunidades, que agora vocês estão estudando, e aqui no IFRS."

Ele salientou ainda sobre o futuro profissional dentro da área dos cursos que ela participarão. “Vocês estão fazendo dois cursos, em duas áreas que, pra muitos institutos que pesquisam empregos no Brasil, são as áreas do futuro. O curso de Cuidador de Idoso é considerado uma das profissões do futuro; para se ter uma ideia, é uma das profissões mais procuradas no Canadá.”

Já o deputado estadual Oliboni destacou que “há pouco tempo o mercado escolhia pela idade, pela distância, pela experiência; para disputar uma vaga no mercado de trabalho, principalmente na área privada, vão pela experiência; agora, vocês, com cursos pelo Pronatec, de cuidador de idoso e de criança, certamente se diferenciam daqueles que não tem nenhum; serão profissionais da área que, certamente, o mercado vai absorvê-las.”

Logo após a atividade, as alunas ainda participaram de um coffee break, e receberam seus kits de materiais contendo bolsa, caneta, lápis, borracha, caderno, squeeze, camiseta e apostila.

O Programa Mulheres Mil do IFRS – Câmpus Porto Alegre tem como público-alvo prioritário mulheres em situação de risco e/ou vulnerabilidade social ligadas à Central de Movimentos Populares e/ou residentes no Território da Paz Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre – RS.

IMG_8325 IMG_8338 IMG_8339

Coordenador do Pronatec, Sérgio Viana; Diretor-geral em exercício, Claudio Farias; Dep. Estadual Oliboni

IMG_8368 IMG_8365 IMG_8391

Deputada Federal Maria do Rosário