Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Universo IF: Evento nacional de tecnologia e inovação dos Institutos Federais abre inscrições

Publicado: Quinta, 26 de Junho de 2014, 07h45 | Última atualização em Quinta, 26 de Junho de 2014, 07h45 | Acessos: 943

Desafios de ideias, concursos de games e mostra de produtos e processos tecnológicos. Esse é o Universo IF. Podem participar do evento estudantes e servidores dos Institutos Federais de todo o país. O Universo IF acontece entre os dias 16 e 19 de setembro, em São Luis (MA). As inscrições são gratuitas e estão abertas até 09 de julho.

Essa será a primeira edição do Universo IF. O projeto foi idealizado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e tem o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). A proposta é aproximar os Institutos do setor produtivo. "Nós criamos o Universo IF porque sentimos a necessidade de ter um espaço para incentivar a pesquisa aplicada, o desenvolvimento de ideias inovadoras e o empreendedorismo na Rede Federal", explicou a pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFMA, Natilene Brito.

Planetas e competições

O Universo IF é formado por três planetas: Planeta Startup, Planeta Play e Planeta Link. O Planeta Startup vai abrigar o "Desfio de Ideias" e a "Mostra Tecnológica". O "Desafio de Ideias" é um concurso de aceleração de negócios inovadores, nos moldes da maratona realizada na Campus Party. A proposta é difundir a cultura de startups na Rede Federal. A "Mostra Tecnológica", por sua vez, consiste na apresentação de produtos, processos, protótipos e serviços inovadores desenvolvidos nos Institutos. Podem participar das competições alunos, técnicos e professores dos Institutos Federais.

Quem é fã de games deve ir ao "Planeta Play". O concurso de jogos é a grande atração do espaço. Estudantes e servidores da Rede Federal que desenvolvem jogos podem fazer a inscrição no concurso. Os de maior destaque serão premiados.

O "Planeta Link" será o lugar de encontro do Universo IF. No "Networking incentivado" os participantes serão estimulados a trocar experiências e a realizar contatos com alunos, professores, empresários e investidores. A ideia é que desses encontros possam surgir parcerias e projetos. Além do espaço de networking, haverá a "Arena Livre", na qual os participantes poderão propor temas para debates.

O Universo IF é um evento paralelo ao IX Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). Os regulamentos e as fichas de inscrições das competições do Universo IF estão disponíveis no site www.connepi2014.com.

Com informações da Asscom/IFMA

universo_if_1