Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Intercambistas canadenses do Cégep de Sherbrooke se despedem do IFRS – Câmpus Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Intercambistas canadenses do Cégep de Sherbrooke se despedem do IFRS – Câmpus Porto Alegre

Publicado: Sexta, 13 de Junho de 2014, 15h13 | Última atualização em Sexta, 13 de Junho de 2014, 15h13 | Acessos: 1295

A equipe de sete estudantes e dois professores canadenses da instituição Cégep de Sherbrooke, de Québec, Canadá, que esteve participando de atividades de intercâmbio no IFRS – Câmpus Porto Alegre desde o dia 28 de maio, encerou sua estada no câmpus na terça-feira, dia 10 de junho.

Os estudantes Antoine Morin-Paulhus, Éric Cloutier, Félix Martel-Denis, Matieu Beaupré, Maxim Normandin, Maxime Breton e Maxime Gaudreau estiveram no IFRS acompanhados pelos professores Julie Gagnon e Richard Cloutier.

Durante o período, o grupo permaneceu no Câmpus trabalhando no contexto do projeto ClouDIA (sigla de Cloud Data Integration and Analysis, que significa “Integração e Análise de dados em nuvem”), que envolve as áreas de Informática e Meio Ambiente, sob coordenação local do professor André Peres (Informática) e colaboração dos professores Evandro Miletto (Informática), Simone Kapusta e Telmo Ojeda (Meio Ambiente), todos do Câmpus Porto Alegre.

No evento de despedida, realizado na manhã do dia 10, o professor canadense Richard Cloutier apresentou uma palestra sobre Robótica Móvel, e os estudantes apresentaram aos discentes e docentes dos cursos superiores de Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus, os resultados parciais do projeto ClouDIA, desenvolvido por eles durante a estada em Porto Alegre.

O projeto ClouDIA amplia o projeto Qualidade da Água, iniciado em 2012, e irá ancorar outros projetos também relacionados com a filosofia de dados abertos – open data.

Neste primeiro momento de desenvolvimento da proposta, os jovens pesquisadores optaram por monitorar a qualidade da água, onde um sensor ficará localizado no lago Guaíba, transmitindo pela Internet móvel, através da rede de telefonia celular GSM, dados sobre vários parâmetros da água, como Ph, condutividade, turbidez, velocidade, temperatura, oxigênio dissolvido, por exemplo. Estes dados são enviados para sistemas online, ficando armazenadas em “nuvem”, e poderão ser acessados por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, por meio de um aplicativo Android.

Durante a apresentação, a professora Julie Gagnon ainda explicou que o grupo de estudantes foi dividido, ficando cada "time" responsável por desenvolver uma etapa do projeto, sendo que dois estudantes da área de engenharia elétrica, trabalharam na parte de hardware e construção dos dispositivos sensores testados na pesquisa; enquanto os outros alunos, da área de ciências da computação, dois cuidaram da parte de software, atuando na criação da base de dados e aplicativo do sistema Android para recepção dos dados transmitidos pelos sensores; e três ficaram com a criação da homepage do projeto, gráficos e interação em javascript, além do administrador da estrutura da base de dados.

Na oportunidade, a professora Simone Kapusta, do curso de Gestão Ambiental, comentou sobre a importância do projeto para a área de Meio Ambiente e para toda a sociedade, visto que a pesquisa aplicada resultará em um sistema que fornecerá dados livres para que qualquer pessoa possa acessar, via Web, por computador ou por meio de um smartphone, informações sobre a qualidade da água. Ela e os demais professores envolvidos também agradeceram pela contribuição dos estudantes intercambistas no sentido do projeto.

Em 2013, outros estudantes da Cégep de Sherbrooke também estiveram no câmpus trabalhando no projeto Qualidade da Água, quando testaram o primeiro protótipo de um dispositivo sensor autônomo e alimentado por energia solar que permite o monitoramento destes diversos parâmetros da água, enviados pelo equipamento para a Internet via rede de telefonia celular. Na ocasião, o coordenador do projeto, professor André Peres, explicou que o objetivo é criar uma infraestrutura tecnológica genérica o suficiente para ser capaz de dar suporte ao monitoramento de quaisquer itens (não só da água), e permitir com que as pessoas nos mais variados níveis de discernimento consigam compreender o que está sendo monitorado.

- Não só queremos obter essa informação do meio ambiente, e armazenar ela em algum lugar, como disponibilizar essa informação para quem quiser utilizá-la, e para que outros pesquisadores que trabalham nas mesmas variáveis ambientais que estamos coletando, possam se aproveitar. Então se alguém está pesquisando alguma coisa a respeito da água do Guaíba, nós já temos o sensor lá, e vamos disponibilizar online essas informações que estamos captando em tempo real. Em todo momento que o sensor capta uma informação ele já publica online, e um cientista pode se aproveitar dessa informação para desenvolver a pesquisa dele – , complementou Peres, na época.

A mais recente visita do grupo canadense contempla a continuação das atividades de cooperação internacional iniciada pelo IFRS em 2011, como parte de um convênio do Instituto com o Cégep de Sherbrooke, assinado em outubro de 2010 entre os reitores das duas instituições. O câmpus já recebeu estudantes canadenses do Cégep em 2011, 2012 e 2013.

A equipe brasileira participante deste projeto planeja uma visita ao Cégep de Sherbrooke no próximo ano (2015). A intenção é proporcionar aos estudantes a experiência de trabalhar no exterior num projeto de cooperação interinstitucional e contribuir para a internacionalização do IFRS. "Espera-se possibilitar aos nossos estudantes que também apresentem em Inglês no Canadá as próximas etapas do projeto a serem desenvolvidas aqui no Câmpus Porto Alegre" explicou o professor Evandro Miletto.

Galeria de fotos:

apres.final_canadenses 011 apres.final_canadenses 028 apres.final_canadenses 052

apres.final_canadenses 071 apres.final_canadenses 075 apres.final_canadenses 081

apres.final_canadenses 083 apres.final_canadenses 087 apres.final_canadenses 091

apres.final_canadenses 097 apres.final_canadenses 105 apres.final_canadenses 103

apres.final_canadenses 109 apres.final_canadenses 128 apres.final_canadenses 191

Notícias relacionadas:

Câmpus Porto Alegre recebe estudantes e professores canadenses em intercâmbio

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->