Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus Porto Alegre recebe estudantes e professores canadenses em intercâmbio

Câmpus Porto Alegre recebe estudantes e professores canadenses em intercâmbio

Publicado: Sexta, 30 de Mai de 2014, 12h31 | Última atualização em Sexta, 30 de Mai de 2014, 12h31 | Acessos: 988

Sete estudantes e dois professores da instituição Cégep de Sherbrooke, de Québec, Canadá, estão no Câmpus Porto Alegre do IFRS, participando de um intercâmbio no contexto de um projeto que envolve a cooperação das áreas de Informática e Meio Ambiente. Eles foram recebidos na manhã de quarta-feira, 28 de maio, e permanecem no Câmpus Porto Alegre até o dia 11 de junho.

A delegação canadense foi acolhida na sala de convenções do 9º andar, na sede Centro do Câmpus, pelo diretor de Desenvolvimento Institucional, Cláudio Farias, pela professora Maria Cristina França, diretora de Pesquisa e Inovação, e pelo professor Evandro Manara Miletto, da área de Informática.

Na oportunidade, os visitantes receberam as boas-vindas, conversaram sobre diversos aspectos culturais e locais, e assistiram a uma apresentação em francês (língua materna deles) e inglês, ministrada pelo professor Evandro, sobre o IFRS e o Câmpus Porto Alegre, além de um vídeo turístico sobre a cidade de Porto Alegre. Durante recepção, eles ainda puderam experimentar o tradicional chimarrão gaúcho.

Os estudantes Antoine Morin-Paulhus, Éric Cloutier, Félix Martel-Denis, Matieu Beaupré, Maxim Normandin, Maxime Breton e Maxime Gaudreau estão no IFRS acompanhados pelos professores Julie Gagnon e Richard Cloutier.

Durante o período, o grupo permanece no Câmpus trabalhando no contexto do projeto Qualidade da Água, envolvendo as áreas de Informática e Meio Ambiente, sob coordenação do professor André Peres (Informática) e colaboração dos professores Evandro Miletto (Informática), Simone Kapusta e Telmo Ojeda (Meio Ambiente), todos do Câmpus Porto Alegre.

Segundo o professor Evandro Miletto, neste momento eles trabalham na ampliação do projeto, que agora é parte do Projeto ClouDIA (Cloud Data Integration and Analysis), que irá ancorar outros projetos também relacionados com a filosofia de dados abertos - open data (conforme recomendações do governo federal em http://dados.gov.br/dados-abertos/). Eles participam ainda de atividades culturais em Porto Alegre e de integração com a comunidade do câmpus.

A visita do grupo canadense contempla a continuação das atividades de cooperação internacional iniciada pelo IFRS em 2011, como parte de um convênio do Instituto com o Cégep de Sherbrooke, assinado em outubro de 2010 entre os reitores das duas instituições. O câmpus já recebeu estudantes canadenses do Cégep em 2011, 2012 e 2013.

Em 2012, estudantes da Cégep de Sherbrooke também estiveram no câmpus trabalhando no referido projeto, quando testaram um protótipo de um dispositivo sensor autônomo e alimentado por energia solar que permite o monitoramento de vários parâmetros da água, como Ph, condutividade, turbidez, velocidade, temperatura, oxigênio dissolvido, por exemplo, que são enviados pelo sensor para internet usando rede de telefonia GSM.

De acordo com o professor André Peres, o objetivo do projeto é criar uma infraestrutura tecnológica genérica o suficiente para ser capaz de dar suporte ao monitoramento de quaisquer itens, e permitir com que as pessoas nos mais variados níveis de discernimento consigam compreender o que está sendo monitorado. Assim, de acordo com Peres, nesse primeiro momento optaram por monitorar a qualidade da água, onde um sensor fica localizado, transmitindo através da rede de telefonia celular, pela Internet móvel, informações para sistemas online.

Confira algumas fotos da recepção à comissão canadense:

recepcao_cegep 104 recepcao_cegep 130 recepcao_cegep 133 recepcao_cegep 136

recepcao_cegep 153 foto 1 foto 2 foto 5