Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Projeto “Cinema & Pensar: cidadania e cultura no IFRS”, apresenta o filme “A Corrente do Bem” nesta terça, 27/5

Publicado: Segunda, 26 de Mai de 2014, 05h24 | Última atualização em Segunda, 26 de Mai de 2014, 05h24 | Acessos: 1090

Nesta terça-feira, 27 de maio, o projeto “Cinema & Pensar: cidadania e cultura no IFRS”, apresenta o filme A Corrente do Bem, às 19h, no auditório do 9º andar do Câmpus sede Centro (R. Cel Vicente, 281). A atividade é aberta à comunidade.

Sexto filme a ser apresentado no Cinema & Pensar, A Corrente do Bem (Pay it Forward) apresenta a seguinte sinopse: "Apenas imagine. Você faz um favor que realmente ajuda alguém e diz para ele ou ela não pagar de volta, mas passar adiante para três pessoas que, em troca, devem pagar para mais três, e sem parar nunca a abundância global de generosidade e decência. Impossível? O estudante ginasial Trevor McKinney não aceita isso. Haley Joel Osment interpreta Trevor, que inicia uma reação em cadeia de bondade para o seu projeto de Estudos Sociais nessa doce e grandiosa história dirigida por Mimi Leder (Impacto Profundo), baseada na obra de Catherine Ryan Hide e também estrelando os vencedores do Oscar Kevin Spacey e Helen Hunt. Quanto impacto pode ter uma idéia sincera? Faça um favor a você mesmo e descubra: veja a Corrente do Bem."

O Cinema & Pensar foi criado em junho de 2013 como um projeto de extensão sob coordenação dos docentes do Câmpus Porto Alegre Cássio Moreira e Pércio Schmitz, em parceria com os professores Rudinei Muller e Alexandre Rossi, assim como o estudante Tales Schmitt.

A proposta consiste na exibição comentada de produção cinematográfica nacional ou internacional, estrategicamente selecionada, com fins de análise e estímulo ao pensamento crítico, bem como o desenvolvimento da capacidade argumentativa.

As sessões acontecem de forma mensal, sendo quatro obras cinematográficas por semestre, a partir deste segundo semestre de 2013, até o final de 2014. Cada obra será selecionada de maneira estratégica a fim de abordar uma determinada temática e levantar um conjunto de problemáticas a serem debatidas. A cada exibição, um professor ou convidado fará uma apresentação do filme objeto e comentários pertinentes para motivar o espectador a interagir com as idéias apresentadas.

O tempo estimado para cada sessão é de duas a três horas, entre apresentação do filme e posterior debate.

Os 12 filmes escolhidos para a primeira edição do Cinema & Pensar são:

- Edukators: Os Edukadores (agosto)

- Sicko: $O$ Saúde (setembro)

- Capitalismo: Uma História de Amor (outubro)

- Jango (novembro)

- 1929: A Grande Quebra (abril)

- A Corrente do Bem (maio)

- O Menino do Pijama Listrado

- A onda

- Ser e Ter

- O veneno está na mesa

- A Revolução Dos Bichos