Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > IFRS participa da programação gastronômica da 37ª Expoleite e 10ª Fenasul

IFRS participa da programação gastronômica da 37ª Expoleite e 10ª Fenasul

Publicado: Terça, 20 de Mai de 2014, 06h44 | Última atualização em Terça, 20 de Mai de 2014, 06h44 | Acessos: 962

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) esteve presente na 37ª Expoleite e 10ª Fenasul, que aconteceu de 14 a 18 de maio, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

O Câmpus Porto Alegre representou o IFRS no evento, por meio da participação do professor Odoaldo Rochefort Neto, atual coordenador do curso Técnico em Panificação e Confeitaria do Câmpus, que ministrou uma “aula show” sobre Pão de Leite, na tarde do dia 14 de maio.

Pela primeira vez, a exposição recebeu um fórum com debates e aulas show de Gastronomia Regional. A programação gastronômica ficou a cargo do Grupo de Trabalho (GT) de Gastronomia Regional da Casa Civil/Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que promoveu uma série de atividades com a finalidade de aproximar os cursos de Gastronomia, professores, estudantes, chefs e profissionais da área com a cadeia produtiva do leite e dos laticínios, além de divulgar e resgatar a cultura gastronômica do leite das diferentes regiões do RS, estimular ações que promovam a sustentabilidade, com o uso do leite e derivados, aproximar a gastronomia e a área da alimentação escolar para a utilização do leite e seus derivados no preparo da merenda escolar e o estímulo ao uso de produtos da agricultura familiar.

O GT Gastronomia Regional foi criado pelo Decreto Estadual nº 48.682 de 13 de dezembro de 2011, e tem a finalidade de valorizar e divulgar a Gastronomia Regional do Rio Grande do Sul. Entre seus principais objetivos está o trabalho de pesquisa, resgatando antigas receitas, suas origens e transformações ao longo do tempo, “saberes e fazeres” relacionados à alimentação da população rio-grandense nos diversos municípios do nosso Estado, além dos produtos característicos de cada região. O grupo é formado por representantes de 64 entidades entre Universidades e Faculdades, ligadas aos cursos de Gastronomia, Turismo, Nutrição e Hotelaria, Secretarias de Estado, representantes de Instituições, Sindicatos e Associações ligadas aos setores de alimentação e bebidas. Conta, ainda com a participação de profissionais da área, entre chefs e cozinheiros.

O IFRS é um dos integrantes do GT Gastronomia Regional, que conta com a participação das professoras Maria Cristina Caminha de Castilhos França e Tissiane Schimidt Dolci, ambas do Câmpus Porto Alegre.

O professor Odoaldo Rochefort Neto também representou o IFRS recentemente, como único participante de uma instituição de ensino, entre os jurados da categoria “Comidinhas” da edição 2014/2015 dos Melhores do Ano da revista Veja Comer & Beber, publicação anual que lista os melhores lugares para comer e beber de Porto Alegre.

aula_show_expoleite2

aula_show_expoleite

Aula show sobre Pão de Leite com o professor do IFRS - Câmpus Porto Alegre, Odoaldo Rochefort Neto

(Créditos: GT Gastronomia Regional/Casa Civil/Governo do Estado do Rio Grande do Sul)