Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Projeto de Extensão “Química Forense: Ambiente Interativo de Aprendizagem” é selecionado para evento internacional

Publicado: Quarta, 26 de Março de 2014, 10h24 | Última atualização em Quarta, 26 de Março de 2014, 10h24 | Acessos: 1964

O Projeto de Extensão Química Forense: Ambiente Interativo de Aprendizagem, do IFRS - Câmpus Porto Alegre, irá participar pela terceira vez de um evento internacional. No último mês de janeiro, a iniciativa foi selecionada para ser apresentada na 13th International Public Communication of Science and Technology Conference (13ª Conferência Internacional de Popularização da Ciência e Tecnologia), que ocorre de 5 a 8 de maio de 2014, em Salvador, na Bahia.

A equipe do projeto, coordenado pela professora Michelle Câmara Pizzato, do câmpus Porto Alegre, conta ainda com o trabalho de três bolsistas Proext, os acadêmicos de licenciatura em Ciências da Natureza Lediane Marques, Patrik Rocha e Rudá Roveda. O grupo participará de uma apresentação demonstrando a dinâmica do Ambiente Interativo de Aprendizagem aos participantes do evento.

O ambiente interativo de aprendizagem “Química Forense” objetiva receber estudantes para que, atuando como peritos em cenas de crime fictícias, possam adentrar ao universo da ciência forense. Inaugurado em outubro de 2012, o espaço do projeto de Extensão “Química Forense: Ambiente Interativo de Aprendizagem”, localiza-se no 4º andar da sede Centro do Câmpus Porto Alegre.

Desde a implantação do projeto, o câmpus Porto Alegre recebe a visita de dezenas de escolas da região, e até de fora do estado, e seus estudantes são convidados a interagir em espaços não formais de ensino de química, com temáticas na ciência forense, na criminalística e no desenvolvimento de atitude investigativa. A visitação ao espaço é aberta a escolas de educação básica, mediante pré-agendamento, para turmas de até 15 pessoas.

Nos anos de 2012 e 2013 o trabalho foi apresentado nos seguintes eventos: 22nd International conference on Chemistry Education and 11th European Conference on Research In Chemical Education, na Itália, e no 9º Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, na Espanha, pela coordenadora Michelle Pizzato, e ainda no XV Encontro Nacional de Ensino de Química, na Bahia, pelos bolsistas de extensão, na época, Carolina Borba e Rudá Roveda.

Tais experiências do projeto resultaram também na premiação de Destaque no 1º Seminário de Extensão (Semex) do IFRS, realizado em 2013.

Conforme Rudá Roveda, um dos bolsistas do projeto, “a importância de um projeto de extensão do IFRS em um evento com foco na popularização da ciência e na relação do desenvolvimento tecnológico com a sociedade é de fundamental destaque à qualidade das ações de extensão de nossa instituição e da busca por envolver o Instituto Federal em eventos de porte internacional com foco na Educação, Ciência e Tecnologia.”

Conheça mais sobre este Projeto de Extensão:

Site do projeto: ifrspoa.wix.com/projetocienciaforense

Redes Sociais: