Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Primeiro semestre letivo de 2014 inicia com novidades na estrutura do câmpus Porto Alegre

Publicado: Segunda, 24 de Fevereiro de 2014, 10h49 | Última atualização em Segunda, 24 de Fevereiro de 2014, 10h49 | Acessos: 1214

Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, dia em que se inicia o primeiro semestre letivo de 2014 no IFRS – Câmpus Porto Alegre, estudantes e servidores recebem as boas-vindas com novidades na infraestrutura na sede Centro do câmpus. Entre estas estão algumas já concluídas e outras em andamento, inovações que darão suporte aos objetivos de expansão da instituição.

Foram construídas mais cinco salas de aula com capacidade para atender cerca de 120 alunos por turno, além da construção e duplicação da área dos laboratórios de Panificação e Confeitaria, que até o final do ano passado funcionavam na sede da Ramiro Barcelos, e a partir deste semestre já entram em funcionamento na sede Centro, no 3º andar.

Outro item que se destaca é a reforma e revitalização do espaço histórico e cultural do átrio da antiga loja Mesbla, localizado no centro do prédio, o que representará um acréscimo de mais de 3.000m2 de espaço cultural para o câmpus e para a cidade de Porto Alegre, pois o mesmo será destinado à exposições e apresentações culturais, e aberto à comunidade. O local encontra-se nas últimas etapas de reforma, e já está visível para quem circula pelo 2º andar do prédio, que ficou com um novo visual. As paredes divisórias que ficavam no centro do andar, foram retiradas e substituídas por vidros, possibilitando uma ampla visibilidade do espaço todo.

Ainda no 2º andar, o espaço de convivência (saguão envidraçado com vista para a esquina da Coronel Vicente com Voluntários da Pátria), está decorado com puffs feitos com pneus reciclados, trabalho do grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) - Conexões de Saberes, do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

A reforma da parte do átrio inclui ainda a implantação do auditório e cineclube, com capacidade para atender mais de 130 pessoas; e a nova e definitiva Biblioteca do câmpus, referência em termos de acervo e de padrões de acessibilidade, contando com mais de 340m2 de área de exposição do acervo. Dentro desta obra estão previstas também salas de leitura e estudos individuais e sala de estudos multimeios.

Demais novidades estão a caminho, com previsão para o final do ano. São elas o restaurante acadêmico, com capacidade para atender mais de 300 alunos por turno; a reforma e modernização dos laboratórios de meio ambiente e gestão ambiental; a implantação de um telecentro, com espaço para consulta dos alunos a computadores, e de um laboratório de tecnologias assistivas; além da implantação de um novo ambiente de reunião para professores e reforma do atual auditório do 9º andar.

Ao longo deste ano, também serão reformados os espaços internos da sede Centro para receber os alunos e professores dos cursos técnicos de Biotecnologia e Química e da Licenciatura em Ciências da Natureza, que ainda funcionam na sede Ramiro; além de remodeladas e ampliadas as instalações das áreas dos cursos da área de Informática, Segurança do Trabalho e do ensino de idiomas.

Conforme o diretor de Desenvolvimento Institucional, Cláudio Farias, “tais iniciativas tem como propósito não apenas a expansão da educação profissional e tecnológica, mas a entrega aos cidadãos da possibilidade real e concreta de profissionais alinhados com as novas exigências das empresas e instituições”.

puffs   reforma2014 098

reforma2014 088   reforma2014 092