Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Trabalho do Câmpus sobre informações ambientais nas redes sociais é selecionado para evento no Canadá
Início do conteúdo da página

Trabalho do Câmpus sobre informações ambientais nas redes sociais é selecionado para evento no Canadá

Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2014, 12h46 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2014, 12h46 | Acessos: 1082

O trabalho "Informação Ambiental através da Internet das Coisas e Redes Sociais das Coisas", do docente André Peres, do IFRS - Câmpus Porto Alegre, ficou em primeiro lugar na seleção para representar o IFRS no Fórum Internacional sobre a Água (edital Proex 001/2014). O evento ocorrerá de 26 a 30 de maio de 2014, na instituição de ensino Cégep Sherbrooke, no Canadá.

O trabalho dá continuidade ao projeto de pesquisa "Implementação de uma rede de sensores sem fios para monitoramento da qualidade da água". Para isso, propõe a construção de um mecanismo de divulgação dos dados obtidos utilizando redes sociais. Pretende-se divulgar, em redes sociais, dados da qualidade da água do Arroio Dilúvio (Porto Alegre).

A internet das coisas, ou IoT (Internet Of Things), caracteriza-se pela troca de informações entre dois dispositivos sem a intervenção humana, utilizando a internet. Cria-se uma rede de troca de informações das mais diferentes "coisas". Para que um elemento realize esta ação precisa estar conectado à internet e possuir um sensor e/ou atuador. Uma rede social das coisas é integrada à rede social, porém cada usuário possui seus contatos humanos e, em uma área privativa, seus contatos com "coisas".

A proposta é realizada em parceria com a instituição canadense Cégep e, por isso, conforme critérios do edital, dispensou o sorteio para se classificar em primeiro lugar na seleção para o Fórum.

Os estudantes do Câmpus Porto Alegre selecionados para participar do evento são João Pedro Flach da Silva, Lorete Terezinha Sauthier e Juliano José Piccoli.

Já as outras duas propostas homologadas no edital entraram no sorteio para a suplência, ficando como primeira suplente a proposta "Nudec - Núcleo de Defesa Civil na Escola", de Elizabethe Terezinha Pitt Giacomazzi (Câmpus Bento Gonçalves); e como segunda a "Análise das condições ideais de operação de um biorreator aeróbio para tratamento de dejetos suínos", de Vanderlei Rodrigo Bettiol, do Câmpus Sertão.

(Com informações da Reitoria do IFRS)

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->