Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus Porto Alegre é reconhecido pelo MEC
Início do conteúdo da página

Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus Porto Alegre é reconhecido pelo MEC

Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2013, 10h25 | Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2013, 10h25 | Acessos: 1423

O Câmpus Porto Alegre do IFRS agora conta com seus três cursos Superiores de Tecnologia reconhecidos. O curso Superior de Tecnologia Sistemas para Internet, avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) em abril deste ano com conceito final 4, acaba de ser reconhecido pelo órgão por meio da Portaria número 650, de 10 de dezembro de 2013. O documento de reconhecimento do curso foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 11 de dezembro de 2013.

O curso foi lançado há três anos no Câmpus Porto Alegre do IFRS, e é um dos primeiros cursos superiores do câmpus, criado juntamente com os cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processos Gerenciais, já reconhecidos em fevereiro de 2013. Os cursos tiveram início no segundo semestre de 2010, e formaram suas primeiras turmas em 2013/1.

O reconhecimento pelo MEC é uma segunda etapa que faz parte do processo de abertura de cursos em uma instituição. A primeira consiste na Autorização, quando esta é solicitada ao MEC pela instituição para iniciar a oferta de uma turma. O reconhecimento deve ser solicitado pela instituição de ensino superior quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária, fato ocorrido com os cursos do Câmpus. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas.

“Trata-se de mais uma grande conquista, e a próxima turma de Sistemas para Internet, que inicia no semestre que vem, irá ingressar e concluir um curso já devidamente reconhecido”, afirma Paulo Sangoi, diretor-geral do Câmpus Porto Alegre.

Sangoi destaca ainda o empenho da equipe diretiva, de ensino, docentes e técnicos-administrativos envolvidos, que desde o início apostaram na criação dos primeiros cursos superiores do Câmpus e trabalharam para que os cursos fossem implantados, obtendo mais esta excelente avaliação, agora com o curso de Sistemas para Internet.

A partir de 2014/1 o ingresso no curso passa a ser semestral, e as formas de ingresso são por meio de concurso Vestibular realizado pelo IFRS, ou via Sistema de Seleção Unificada – SiSU, do MEC.

Entre os dias 22 e 24 de abril o IFRS – Câmpus Porto Alegre recebeu a visita da comissão designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, do Ministério da Educação, para realizar a avaliação de reconhecimento do Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet.

O curso obteve conceito final 4, sendo considerado, do ponto de vista qualitativo, como muito bom. O conceito máximo concedido pelo MEC a cursos superiores é 5.

Confira no link abaixo a portaria publicada no Diário Oficial da União:

Portaria de Reconhecimento nº 650 – D.O.U de 11/12/13

Na foto abaixo, membros da Subcomissão Própria de Avaliação (SPA) do Câmpus reunidos com os avaliadores do MEC, em abril de 2013, em uma das etapas do processo de avaliação do curso.

Membros da Subcomissão Própria de Avaliação (SPA) do Câmpus reunidos com os avaliadores do curso

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->