Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Semana Acadêmica do curso Técnico em Instrumento Musical segue até sexta, 13/12
Início do conteúdo da página

Semana Acadêmica do curso Técnico em Instrumento Musical segue até sexta, 13/12

Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2013, 11h50 | Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2013, 11h50 | Acessos: 1558

De 10 a 13 de dezembro acontece a primeira Semana Acadêmica do Curso Técnico em Instrumento Musical, no Câmpus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

A programação inclui variadas atividades musicais, práticas e teóricas, apresentações de trabalhos e recitais, conduzidos por professores e alunos do curso e por convidados externos, das 18h às 21h, no Espaço Prelúdio (R. Coronel Vicente, 281, andar Térreo, Centro Histórico, Porto Alegre – RS).

Entrada franca!

Mais informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Confira a programação:

10/12 – Terça-feira

18h - Exposição de linha do tempo (trabalho coletivo da disciplina de Tópicos em História da Música II)

Local: corredor de entrada do Espaço Prelúdio

19h - Oficina de criação e produção musical: ferramentas alternativas no processo de composição, arranjo e registro de canções (Alexandre Vieira)

Local: Estúdio 1 do Espaço Prelúdio

20h50min - Oficina: Pedais de efeitos para guitarra (Lucas Machado Figueiredo)

Local: Estúdio 1 do Espaço Prelúdio

11/12 – Quarta-feira

19h - Palestra: Aproximação do violonista ao seu instrumento: construção, madeiras, vernizes, dimensões, cordas, cuidados do mesmo (Eduardo Castañera)

Local: Estúdio 2 do Espaço Prelúdio

12/12 – Quinta-feira

19h - Recital compartilhado: Flautarium (Conjunto de flautas doces da UFRGS) e Felipe Magdaleno (Violão)

Local: Estúdio 1 do Espaço Prelúdio

13/12 – Sexta-feira

18h - Apresentação de projeto integrador “Musicalização na Educação Infantil” (Andressa Patzlaff)

Local: Estúdio 1 do Espaço Prelúdio

19h30min - Apresentação do projeto integrador “Recital de violão” (Jonata Oprach)

Local: Estúdio 1 do Espaço Prelúdio

 

Sinopses das atividades:

Oficina de criação e produção musical: ferramentas alternativas no processo de composição, arranjo e registro de canções, com Alexandre Vieira (10/12, 19h)

Neste encontro, o compositor e professor Alexandre Vieira pretende expor de forma contextualizada alguns dos processos desenvolvidos por ele na composição, arranjo e registro das canções que integram a pré-produção de seu próximo álbum, que encontra-se em fase de produção. Dentre estas ferramentas, destacam-se o trabalho em home-studio através de gravações em áudio digital (manipulação de softwares e demais equipamentos de gravação), investigação das possibilidades técnicas composicionais de instrumentos como guitarrón, viola brasileira, ukulelê, charango, violões e contrabaixos de diversas formas e afinações, bem como uma grande gama de instrumentos de percussão. A colaboração com outros compositores – em especial, letristas –, bem como interpretes vocais e instrumentais, já utilizada em seu primeiro álbum, o virtual Chacarera Blues, lançado em forma de web site em 2005 para free dowload, é outro importante elemento, agora indissociável do processo composicional deste novo trabalho. Esta atividade tem caráter eminentemente prático, sendo que os exemplos serão demonstrados de maneira didática a fim de que o público possa acompanhar como se dá a gênese deste processo.

Oficina: Pedais de efeitos para guitarra, com Lucas Figueiredo (10/12, 20h50min)

Oficina voltada para guitarristas e interessados no uso de pedais e efeitos para guitarra, ministrada por um aluno do Curso Técnico em Instrumento Musical tendo em mente especialmente outros alunos do IFRS, guitarristas e interessados nos efeitos para guitarra.

Serão abordados diferentes tópicos, tais como construção, sonoridades e dicas de como usá-los. Alguns efeitos demonstrados serão Wha Wha, Pitch Shifter, Overdrive, Distortion, Delay, Chorus e Phazer.

Palestra: Aproximação do violonista ao seu instrumento: construção, madeiras, vernizes, dimensões, cordas, cuidados do mesmo, com Eduardo Castañera (11/12, 19h)

Recital compartilhado: Flautarium (Conjunto de flautas doces da UFRGS) e Felipe Magdaleno (Violão) (12/12, 19h)

O recital compartilhado do Flautarium e do violonista Felipe Magdaleno contempla importantes exemplos do repertório dos instrumentos oferecidos nas habilitações do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS: flauta doce e violão.

O Flautarium mostra diferentes peças compostas para duo, trios e quartetos flauta doce dos séculos XX e XXI, incluindo a primeira obra escrita para flauta doce no século XX, o Trio de Paul Hindemith e certamente uma das composições mais recentes para conjunto de flautas doces, a Flautata Doce de Daniel Wolff , terminada em abril e estreada em agosto pelo grupo. Apresenta ainda obras de Henk Badings, Ryohei Hirose, Felipe Kirst Adami, Fernando Mattos e Paul Leenhouts.

O repertório do violonista Felipe Magdaleno traz obras do alaudista inglês John Dowland e do compositor italiano Carlo Domeniconi. Ambas as obras fazem uso de afinações alternativas para o violão. Esse recurso único dos instrumentos de cordas - conhecido como scordatura (dasafinação, em italiano) - proporciona ao violão sonoridades antes impossíveis com a afinação tradicional.

Apresentação de Projeto Integrador: Desenvolvendo a Musicalização na Educação Infantil, com Andressa Patzlaff (13/12, 18h)

O Projeto, orientado pela professora Áudrea da Costa Martins, foi realizado pela aluna do Curso Técnico em Instrumento Musical Andressa Patzlaff, numa escola de educação infantil no município de Campo Bom em uma turma do Jardim de infância. Com a proposta de aplicar o que aprendeu no curso Técnico em Instrumento Musical, habilitação Flauta Doce, dentre outras experiências, a aluna se propôs a planejar atividades de musicalização. Após conhecer a turma, que já tinha uma vivencia musical de cantigas infantis, ministrou seis aulas, com a duração de 50 minutos cada uma, com atividades de musicalização que desenvolvem senso rítmico, coordenação motora, criatividade, dentre outros.

Apresentação de projeto integrador: Recital de violão, com Jonata Oprach (13/12, 19h30min)

Recital de violão com comentários sobre as peças e respectivos compositores. O recital é resultado do Projeto Integrador do aluno do Curso Técnico em Instrumento Musical, habilitação Violão, Jonata Oprach, que se propôs a preparar e executar um repertório com obras de de Heitor Villa-Lobos, Manuel Ponce, Francisco Tárrega e Radamés Gnatalli, acompanhado por comentários sobre as peças e seus compositores. O trabalho tem orientação da professora Fernanda Krüger Garcia e o recital conta com a participação especial de Natália Pulcinelli e Isaías Mewius, também alunos do Curso.

 

Conheça um pouco mais sobre os ministrantes das atividades:

Alexandre Vieira - Licenciado em Educação Artística – Habilitação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre e Doutorando em Música – Área de Concentração: Educação Musical, pelo Programa de Pós Graduação em Música da UFRGS, atua desde 1990 como professor de música do Projeto Prelúdio, Programa de Extensão originalmente desenvolvido pela Pro-Reitoria de Extensão da UFRGS e atualmente incorporado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Porto Alegre. Professor do Curso Técnico em Instrumento Musical deste mesmo Instituto, do qual já foi Coordenador. Participa da cena musical autoral de Porto Alegre desde meados dos anos oitenta, tendo desenvolvido profícuas colaborações com cantautores da capital gaucha, como Mário Falcão, Leandro Maia, Zé da Terreira, Karine da Cunha. Foi fundador e integrante do grupo Café Acústico (Premio Açorianos de Melhor grupo de MPB em 1999 e 2000, vencedor do II Festival de Música de Porto Alegre em 1999). Em seu novo CD, ainda sem título, vem ampliando seu leque de colaborações, no qual se destaca as novas parcerias tri-platinas* com o porto-alegrense Richard Serraria, o uruguaio Sebastián Jantos e o argentino Nicolás Falcoff. Atualmente apresenta o show musical “Canções Portáteis” ao lado de Pablo Lanzoni, violonista, cantor e compositor e Suelena Borges, pianista e cantora. Neste trabalho o trio apresenta, além de composições de Pablo, parte da mais recente safra de músicas de Alexandre, incluindo releituras de algumas canções suas mais antigas, porém, pouco executadas.

Andressa Beckenbach Patzlaff - Nascida em 21 de setembro de 1991 é natural de São Leopoldo. Em 2009 e 2010 participou de cursos oferecidos pela Presto Produções e Promoções Artísticas, de Regência Coral Adulto em São Leopoldo. Em 2011 entra no Curso Técnico em Instrumento Musical, Habilitação Flauta Doce do Instituto Federal campus Porto Alegre, onde em 2012 contribui como bolsista do PIBEX integrando a equipe organizadora do 1o Seminário de Música na Escola IFRS-POA, e a equipe executora do Programa para Formação Continuada de Professores - Música na Escola: práticas e reflexões. Em 2013 como trabalho de conclusão do Curso Técnico em Instrumento Musical ministra aulas de musicalização em uma Escola de Educação Infantil do município de Campo Bom.

Felipe Magdaleno - Mestre em Performance Musical pela University of Arizona, onde além de estudar com Thomas Patterson e os artistas convidados David Russell, Sergio Assad e Odair Assad atuou como professor assistente por dois anos.

Aperfeiçoou-se ainda em masterclasses com violonistas de renome internacional como Fábio Zanon, Eduardo Isaac, Paul Galbraith, Frank Bungarten, Carlos Perez, Vladmir Gorbach, Johannes Möller, Marcin Dylla, entre outros. Atualmente é professor de violão no curso técnico em instrumento musical e no Projeto Prelúdio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.

O Flautarium - Conjunto de Flautas Doces da UFRGS é um projeto de Extensão do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, criado em 1998 pela flautista Lucia Carpena, professora de flauta doce do DEMUS-UFRGS. O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos do Departamento de Música a execução em alto nível do repertório para conjunto de flautas doces, divulgar este repertório para o público em geral e incentivar a composição de novas peças para flauta doce. O repertório do grupo é muito heterogêneo, abrangendo desde peças do século XVI até nossos dias, nos mais variados estilos. O Flautarium desenvolve também um projeto contínuo de divulgação de repertório original escrito por compositores brasileiros, tendo inclusive estreado peças dedicadas ao grupo. O grupo realiza também concertos didáticos em escolas, visando aproximar crianças e jovens da música e formar público para o futuro.

O Flautarium fez sua estréia em 1998, no foyer nobre do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e tem realizado concertos dentro da programação oficial da UFRGS (Saraus do Departamento de Música,Semana de Música Antiga da UFRGS, Salão de Iniciação Científica, Salão de Extensão e projetoInterlúdio, além de um recital ao vivo na Rádio da Universidade). Já realizou concertos no interior do RS, nas cidades de Alvorada, Bagé, Estrela, Gramado, Ivoti, Montenegro, Santa Cruz, São Leopoldo e Taquara. Tem apresentado recitais também em eventos voltados para a flauta doce, como o IV, V e VI Encontro Nacional de Flauta Doce (Enflama) e o I Aulos (Mostra Internacional de Flauta Doce). Apresentou Recitais em Montevidéu, no Uruguai em Bad Liebezell, na Alemanha.

Coordenado desde a sua criação pela flautista e professora Dra. Lucia Becker Carpena, o grupo já teve diversas formações e passou por renovação total em março de 2013. Desde então é integrado por Cláudia Schreiner, Letícia Arnold e Walkíria Morato, alunas do curso de Graduação em Música da UFRGS. O novo Flautarium fez sua estréia em agosto deste ano, participando como grupo convidado do Festival Babel - POA, dedicado à música contemporânea.

Eduardo Castañera - Nasceu em Buenos Aires em 1956, começou seu estudos de guitarra aos 8 anos, com os professores mais renomados da Argentina. Com 9 anos fez uma série de apresentações nas principais rádios e centros musicais do país. Em 1970 e 1971 foi bolsista do Camping Musical de Villa Gesell, onde começou seus estudos de aperfeiçoamento com Abel Carlevaro.

Lucas Figueiredo - Guitarrista desde os 15 anos, sempre um apaixonado por guitarras e efeitos. Estudou com Luis Henrique "Tchê" Gomes, Julio "Chumbinho" Herrlein, James Liberato, entre outro e, atualmente é estudante do Curso Técnico em Instrumento Musical - Violão no IFRS, Câmpus Porto Alegre. Trabalhou durante 5 anos com áudio comercial e gravação de bandas na Radioativa Produtora ao lado de grandes engenheiros de som e músicos, sempre utilizando efeitos e softwares de áudio.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->