Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus Porto Alegre aplica provas do Processo Seletivo 2014/1; atenção ao cronograma dos resultados
Início do conteúdo da página

Câmpus Porto Alegre aplica provas do Processo Seletivo 2014/1; atenção ao cronograma dos resultados

Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2013, 08h00 | Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2013, 08h00 | Acessos: 1051

As provas do processo seletivo unificado 2014/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foram realizadas no domingo, dia 1º de dezembro, nos municípios dos 12 câmpus da instituição: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão.

No Câmpus Porto Alegre, o Exame de Seleção para os cursos técnicos subsequentes e o Concurso Vestibular para o curso superior oferecidos tiveram início às 14h e foram realizados nas dependências da sede Centro do câmpus (curso superior), no Colégio Estadual Júlio de Castilhos e no Instituto Estadual de Educação Flores da Cunha (cursos técnicos), em Porto Alegre.

No total, 2.479 candidatos se inscreveram no processo seletivo do câmpus Porto Alegre, que nesta edição oferece 36 vagas para o curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet e mais 327 vagas distribuídas em 13 cursos Técnicos Subsequentes: Administração, Biblioteconomia, Biotecnologia, Contabilidade, Instrumento Musical – Violão, Instrumento Musical – Flauta Doce, Panificação e Confeitaria, Química, Redes de Computadores, Registros em Informações em Saúde, Secretariado, Segurança do Trabalho, e Transações Imobiliárias. Metade das vagas ofertadas serão preenchidas via provas do Exame de Seleção e do Concurso Vestibular e a outra metade via nota do Enem (cursos técnicos) e pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2014/1 (curso superior).

Entre os cursos técnicos mais concorridos para ingresso pela prova do Exame de Seleção estão Administração, com 11,8 candidatos por vaga, e os cursos de Contabilidade e Instrumento Musical – Violão, cada um com a densidade de 11,6 candidatos por vaga. Já o único curso superior com vagas neste Concurso Vestibular, Tecnologia em Sistemas para Internet, obteve a média de 13,5 candidatos por vaga.

O câmpus também aplicou prova em Libras para um candidato surdo e prova ampliada para um candidato com baixa visão.

O gabarito preliminar será divulgado na segunda-feira, 2 de dezembro, no site www.ifrs.edu.br. O período para interposição de recursos ao gabarito será de 2 a 4 de dezembro, em cada câmpus, conforme o item 6 do edital 009/2013.

A divulgação do resultado do processo seletivo, da 1ª chamada e de orientações para a matrícula ocorre no dia 10 de dezembro para os cursos técnicos, e no dia 19 de dezembro para os cursos superiores. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo site www.ifrs.edu.br.

Fique atento ao cronograma:

02/12/2013 - Divulgação do gabarito preliminar das provas, no site www.ifrs.edu.br.

02 a 04/12/2013 - Interposição de recursos quanto ao gabarito das provas. Em cada Câmpus, conforme item 6 do edital 009/2013.

10/12/2013 - Divulgação do resultado dos recursos e gabarito final da prova, no site www.ifrs.edu.br.

10/12/2013 - Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos técnicos, da 1ª chamada e orientações para a matrícula com calendário. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.

10/12/2013 - Divulgação dos 12 classificados do exame de seleção para a prova prática de instrumento musical com calendário. No site www2.poa.ifrs.edu.br.

19/12/2013 - Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos superiores, da 1ª chamada e orientações para a matrícula com calendário ou informação da data desta, em função da correção das redações. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.

19/12/2013 – Informações sobre a chamada pelo Sisu. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.

19/12/2013 - Divulgação de informações sobre a classificação Enem para a prova prática de instrumento musical, no site do câmpus Porto Alegre: www2.poa.ifrs.edu.br.

19/12/2013 - Divulgação de informações sobre chamamentos vinculados a nota do Enem, em www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.

Fotos da movimentação do dia de provas no Câmpus Porto Alegre:

ps_2014-1 013   ps_2014-1 016   ps_2014-1 052   ps_2014-1 058

Sobre o Processo Seletivo unificado 2014/1 do IFRS

O edital de abertura do Processo Seletivo 2014/1 para ingresso nos cursos dos 12 câmpus do IFRS no 1º semestre de 2014 foi divulgado no dia 21 de setembro. As inscrições para o Processo Seletivo 2014/1 do IFRS ocorreram no período de 7/10 a 11/11.

Neste concurso houve 9.379 inscritos concorrendo a 2.166 vagas em cursos superiores e técnicos de nível médio. Via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são mais 1.444 inscritos, que concorrem a 463 vagas em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio.

O IFRS oferece 2.020 vagas em cursos técnicos de nível médio e 1.219 vagas em cursos superiores, todos gratuitos, distribuídas em 12 câmpus no Rio Grande do Sul. Das vagas para os cursos subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Enem e das vagas para os superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ainda não foram realizadas.

Esta é a primeira vez que o IFRS realiza seleção de forma unificada entre todos os seus câmpus, com o objetivo de dar mais agilidade ao processo.

Sobre o IFRS

O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Atua para promover a educação profissional e tecnológica gratuita e de excelência, em todos os níveis, e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.

Atualmente, conta com aproximadamente 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua também com a oferta de cursos de pós-graduação e nos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).

Conheça as modalidades de cursos oferecidos:

Técnicos de nível médio integrado – permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.

Técnicos de nível médio subsequente – formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

Técnicos de nível médio concomitante – formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.

Superior tecnológico – cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

Bacharelados – cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.

Licenciaturas – cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->