Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus encerra sua 14ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão com premiação dos melhores trabalhos

Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2013, 00h39 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2013, 00h39 | Acessos: 962

A 14ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Câmpus Porto Alegre, realizada nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2013, atingiu a marca de 131 trabalhos inscritos, sendo 118 aceitos para apresentação.

Com o tema Práticas e Interações, a edição deste ano foi mais uma excelente demonstração do conhecimento produzido nas dimensões da pesquisa, da extensão e do ensino, por parte de estudantes e professores de diversas instituições de Ensino Técnico e Superior, entre institutos federais, escolas técnicas e universidades.

Participaram nos três dias do evento, como apresentadores e/ou ouvintes, estudantes regularmente matriculados em instituições de Ensino Técnico e Superior de diversos lugares do estado. Foram 118 trabalhos apresentados nas modalidades Oral e Pôster, por alunos dos cursos de Ensino Médio e Técnico, bem como do Ensino Superior, divididos nas áreas temáticas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, e Lingüística, Letras e Artes.

A mostra, que ocorreu nas dependências da sede Centro do Câmpus Porto Alegre, teve início na manhã de segunda-feira, dia 04, e prosseguiu até o final da tarde quarta-feira, dia 06, quando houve a solenidade de encerramento e premiação dos melhores trabalhos, no Espaço Cultural do 2º andar, com a presença da Comissão Organizadora do evento, seguida pela apresentação musical de alunos e professores do curso Técnico em Instrumento Musical do câmpus.

Os trabalhos premiados podem ser conferidos no link Trabalhos Premiados, no site mostra.poa.ifrs.edu.br.

Três dias de muitas práticas e interações

A solenidade de abertura da Mostra ocorreu no dia 04, às 10h, no Auditório do 9º andar da sede Centro do Câmpus, com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRS, Julio Xandro Heck, e do pró-reitor adjunto de Extensão do IFRS, Getúlio Stefanello, ambos representando a Reitoria do IFRS; e da diretora de Pesquisa e Inovação do Câmpus e presidente da Comissão Organizadora da 14ª Mostra, representando a direção-geral do Câmpus, Maria Cristina França. Esteve presente na ocasião também a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação do IFRS, Clarice Monteiro Escott.

No momento da abertura, antes da fala das autoridades presentes, houve uma apresentação musical com os professores Suelena Borges e Bernhard Sidow, que executaram o Hino Nacional e tocaram uma composição de Vivaldi, com flauta e teclado.

Logo após, diretora de Pesquisa e Inovação Maria Cristina França declarou aberto oficialmente o evento.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação Julio Heck parabenizou a comissão organizadora do evento e salientou a evolução da Mostra, desde o seu início ainda na antiga Escola Técnica da UFRGS, quando ainda não contava com muito incentivo, e no que o evento se tornou atualmente, com o grande crescimento tanto em termos de estrutura como no número de trabalhos inscritos.

Em seguida, após a abertura oficial, o pró-reitor ministrou a palestra “Pesquisa e Inovação no IFRS”.

Às 14h, iniciaram-se as sessões de apresentação de trabalhos, que foram divididas durante os três dias em diferentes horários e locais do Câmpus Porto Alegre, estando entre as salas 210, 211, 212, 213 as apresentações Orais, e no Espaço Cultural do 2º andar as apresentações em pôster.

No dia 05, segundo dia de Mostra, no turno da noite, os participantes puderam assistir à mesa-redonda “Pesquisa e Ensino Técnico e Tecnológicos na perspectiva dos Institutos Federais”, com a participação da professora Drª Valmíria Piccinini, da UFRGS, e o professor doutorando Claudio Farias, do IFRS – Câmpus Porto Alegre.

No intervalo das apresentações, entre um turno e outro, ocorreram ainda oficinas sobre Elaboração e Atualização de Currículo Lattes, Elaboração de Projetos e Metodologia, e Captação de recursos, ministradas por professores integrantes da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CGPPI) do câmpus.

Além das apresentações de trabalhos, palestras e oficinas, a Mostra contou com atividades paralelas, entre elas exposições de programas e projetos de Extensão e de Pesquisa, cursos e áreas acadêmicas, apresentação de trabalhos das escolas que participam do PIBID/IFRS e ações desenvolvidas no câmpus, envolvendo temas como Reaproveitamento de resíduos eletrônicos e Incubadora Tecno-social de Economia Solidária, além de estande de estágios do CIEE.

O objetivo geral do evento foi contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das instituições de Ensino Técnico e Superior.

A 14ª Mostra foi promovida pelas Diretorias de Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão do IFRS – Câmpus Porto Alegre, estando sua organização sob responsabilidade da Comissão Organizadora do evento.

Confira algumas fotos do encerramento e da premiação*:

Mostra2013 1584   Mostra2013 1599   Mostra2013 1642   Mostra2013 1605

Mostra2013 1609   Mostra2013 1618   Mostra2013 1622   Mostra2013 1627

Mostra2013 1630   Mostra2013 1634   Mostra2013 1635   Mostra2013 1637

Mostra2013 1638   Mostra2013 1640   Mostra2013 1649   Mostra2013 1667

*As demais fotos estão publicadas na página do Facebook do Câmpus POA: www.facebook.com/ifrspoa

**Os pôsteres e certificados de quem não retirou estão disponíveis na Diretoria de Pesquisa e Inovação do Câmpus (8º andar).