Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus Porto Alegre do IFRS realiza aula inaugural da sua segunda turma do Programa Mulheres Mil
Início do conteúdo da página

Câmpus Porto Alegre do IFRS realiza aula inaugural da sua segunda turma do Programa Mulheres Mil

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2013, 12h42 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2013, 12h42 | Acessos: 919

Aconteceu na tarde de terça-feira, 24 de setembro, a Aula Inaugural da segunda turma do curso de Higienização em Serviços de Saúde do Programa Mulheres Mil do IFRS - Câmpus Porto Alegre.

Para compor a mesa do evento foram convidados o Diretor-Geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi, o professor Walter Karwatzki, como representante da Diretoria de Extensão do Câmpus, a Coordenadora do Curso de Higienização de Serviços de Saúde e Representante do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Suzana Tambara, o Coordenador de Assessoria dos Territórios de Paz do Rio Grande do Sul, Carlos Roberto Correa, e a Gestora Institucional do Programa Mulheres Mil no IFRS, Gina Valente.

As primeiras palavras de boas-vindas às alunas vieram do Diretor do Campus Porto Alegre, Paulo Sangoi. Segundo ele, essa parceria entre duas grandes instituições como o IFRS e o GHC é o primeiro passo para uma mudança de vida para essas mulheres.

– Aproveitem. Aproveitem porque essas duas instituições são referências, tanto na área da saúde como na educação. E essa oportunidade é única. Sabemos que teremos desafios e dificuldades, mas estaremos todos juntos -, colocou Sangoi.

Já o professor Walter Karwatzki afirmou que as mulheres que foram selecionadas devem se considerar privilegiadas por poderem fazer parte de um Programa como esse. De acordo com ele, o programa é uma forma de mudar a vida das mulheres e ainda disse se sentir orgulhoso de poder ajudar nessa transformação.

A representante do GHC e Coordenadora do curso de Higienização de Serviços de Saúde, Suzana Tambara afirmou que existe uma demanda crescente para essa profissão e que todas estarão bem aparadas.

– Nós contamos com vocês. Contamos com o empenho de vocês. Vocês têm uma importância muito grande para nós, que estamos dando essa formação, mas para a sociedade como um todo. Vocês mudaram a vida de outras pessoas -, declarou Suzana.

Por sua vez, o coordenador de Assessoria dos Territórios de Paz do RS, Carlos Correa, destacou a importância da mulher e, mais do que isso, a importância da mãe para a mudança de toda a sociedade:

– Vocês, mulheres que estão aqui, hoje, são quem pode fazer a transformação. As mulheres de cada família são as que repassam para seus filhos aquilo que a sociedade pensam e se ela muda a família toda muda.

A Gestora Institucional do Programa Mulheres Mil no IFRS, Gina Valente, incentivou as mulheres presentes falando que a mesmas têm a capacidade de mudar o que está ao redor delas e, por isso, todas são tão importantes.

– A gente acredita em vocês, a sociedade acredita em vocês. Por isso tenham força, coragem. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentarão saibam que o esforço será, e muito, reconhecido - , disse Gina.

Como parte das atividades do dia, a professora da área de Ciências Humanas do IFRS - Câmpus Porto Alegre Aline Ferraz realizou uma palestra que abordou sobre a Construção do Feminismo e das Relações de Gênero presentes na sociedade.

Ao final do encontro, as alunas receberam kits de material do curso, cartões vale-transporte e tickets alimentação.

O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído pela Portaria do Ministério da Educação nº 1.015/2011 e tem como objetivo fornecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, contribuindo com a promoção da cidadania e a qualificação profissional de mulheres em condição de vulnerabilidade social.

Galeria de fotos:

Mulheres Mil 070   Mulheres Milll 014   Mulheres Mil 074   Mulheres Mil 055

Mulheres Mil 043   Mulheres Mil 038   Mulheres Mil 035   Mulheres Mil 030

Notícias relacionadas:

Alunas do Programa Mulheres Mil do IFRS participam de Aula Inaugural com a presença da ministra Maria do Rosário

Gestoras do Programa Mulheres Mil do Câmpus Porto Alegre visitam comunidade da Lomba do Pinheiro

Reunião com servidores do Câmpus esclarece sobre a implantação do programa Mulheres Mil

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->