Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus recebe grupo de professores uruguaios para divulgar e socializar experiências do PIBID

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2013, 13h09 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2013, 13h09 | Acessos: 1130

O Câmpus Porto Alegre do IFRS recebeu, na manhã da última terça-feira, 17 de setembro, um grupo de docentes uruguaios com a finalidade de divulgar e socializar as experiências desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da instituição.

A cerimônia teve a presença do diretor de Desenvolvimento Institucional do câmpus, Claudio Farias; da coordenadora de área do PIBID e coordenadora do curso Licenciatura em Ciências Naturais no câmpus, Andréia Zucolotto; do coordenador adjunto de Ensino do câmpus, Fábio Yoshimitsu Okuyama; da gerente de projetos da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), Telma Teixeira; e da representante da Comissão de Professores Uruguaios, Daniela Pereira, além de alunos, servidores e professores visitantes.

Cláudio saudou os presentes e colocou: "Para nós é uma satisfação apresentar o nosso câmpus, e sobretudo os nossos alunos de Ciências da Natureza, que é um curso que tem marcado presença na história dessa instituição. Com grande número de projetos, é sem dúvida um dos cursos superiores que mais promove a interação com a sociedade. Ao longo do dia vocês vão conhecer uma série de experiências através de relatos. Esses alunos têm mostrado que ser professor exige formação, e demanda dedicação".

Segundo Andréia, é uma honra receber a visita técnica dos uruguaios no Câmpus Porto Alegre. "O curso de Ciências da Natureza, habilitação em Biologia e Química se orgulha em apresentar alguns dos resultados das ações que vem desenvolvendo desde 2011 pelo PIBID. O nosso curso tem o compromisso com a sociedade de promover a formação de professores, com uma visão interdisciplinar, crítica, ética, contextualizada e consciente dos desafios atuais. O PIBID tem contribuído para alcançar os objetivos, uma vez que possibilita aos licenciandos a inserção em diferentes contextos educacionais. A vivência do dia a dia escolar possibilita a reflexão sobre os professores que desejam ser. Permite compreender melhor a sua profissão e trás subsídios para os debates que se desenvolvem em sala de aula".

De acordo com Fábio, o encontro é uma grande oportunidade de reflexão, cooperação e intercâmbio para todos.

Telma explicou que a missão dos professores uruguaios no Brasil é um projeto da OEI do Uruguai com a OEI do Brasil, junto com a Capes de Brasília. “Achamos que aqui no Brasil, no Instituto Federal, a gente poderia mostrar o Programa, esse acompanhamento e essas experiências inovadoras que têm dado tão certo”.

Conforme Daniela Pereira, "o que buscamos é conhecer a experiência regional, por isso que estamos aqui". Ela se colocou à disposição para apresentar as experiências uruguaias.

Galeria de fotos:

Professores uruguaios conhecem o Pibid   Professores uruguaios conhecem o Pibid   Professores uruguaios conhecem o Pibid   Professores uruguaios conhecem o Pibid