Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > "Uma outra economia é possível" foi tema do Dia da Economia Solidária promovido pela Incubadora Tecno-Social
Início do conteúdo da página

"Uma outra economia é possível" foi tema do Dia da Economia Solidária promovido pela Incubadora Tecno-Social

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2013, 14h16 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2013, 14h16 | Acessos: 1111

Na terça-feira, 27 de agosto, foi realizado o Dia da Economia Solidária no Câmpus Porto Alegre. Com o tema “Uma outra economia é possível”, o evento foi uma ação de Extensão da Incubadora Tecno-Social do IFRS – Câmpus Porto Alegre.

A programação contou com diversas atividades ao longo do dia, das 10h às 21h, incluindo Feira de Produtos da Economia Solidária, palestras, painel e apresentação cultural do Projeto Prelúdio.

Durante o evento, também foi celebrada a assinatura dos Termos de Compromisso de Incubação com a Associação Portoalegrense de Condutores Ambientais - APACA, e a Central de Cooperativas de Reciclagem do Vale do Sinos – Coopetsinos.

As atividades tiveram início pela manhã, com a abertura da Feira de Produtos da Economia Solidária, continuando pela tarde com as palestras “Reciclagem da Região Sul do Brasil: Cenários, Configurações e Sujeitos”, ministrada pelo professor do IFRS Cassiano Pamplona Lisboa, e “O Papel da Incubadora Tecno-Social do IFRS – Porto Alegre no desenvolvimento da Economia Solidária”, com o professor do IFRS e coordenador da Incubadora Tecno-Social, Duílio Castro Miles.

No intervalo da tarde para a noite, por volta das 19h, uma apresentação da Orquestra Infato-juvenil do Projeto Prelúdio ocorreu no Espaço Cultural do 2º andar, antecedendo a assinatura do convênio com a APACA e Coopetsinos, celebrado em seguida, na sala da Incubadora Tecnno-Social, no andar Térreo.

Logo após, novamente no auditório do 9º andar, foi realizado o painel da Economia Solidária, que teve como painelistas a professora especialista em Cooperativismo Vera Schmitz, que abordou O Universo da Economia Solidária; e a professora Maria Isabel Lima, apresentando Experiências e Práticas na Economia Solidária.

Entre os grupos que participaram da Feira de Economia Solidária expondo seus produtos estiveram o Clube de reciclagem do Morro da Cruz (Customização, artesanato em geral, e objetos decorativos feitos a partir de materiais reaproveitados), Misturando Arte, D’Arte – Mercado Público (EVA), - Brincando com Arte (brinquedos em madeira), Mãos Mágicas, Raio de Sol (roupas de boneca), Mãos e Artes (chinelos e bordados), Grupo das Santinhas (guardanapos), Toque de anjo (couro), Artes Baby (ponto cruz, roupinhas), Juntando Arte, Reunindo Artes e o projeto de Aproveitamento de resíduos eletrônicos do IFRS – Câmpus Porto Alegre.

Eva Fátima de Jesus, Diretora do Clube de Reciclagem do Morro da Cruz, afirma que participar do Dia da Economia Solidária do Campus Porto Alegre é uma ótima oportunidade para ajudar na divulgação do trabalho do grupo além de ajudar na auto-estima dessas mulheres.

- Ver nosso trabalho reconhecido é algo que sempre nos faz bem. Arranjamos os materiais em fábricas, lojas, tudo o que seria jogado no lixo. Mas a costura, os detalhes, a venda, tudo é com a gente. Não é fácil, mas é algo que gostamos de fazer. Faz bem para todas nós -, explicou Eva.

Galeria de fotos do Dia da Economia Solidária:

Dia da Economia Solidária no Câmpus Porto Alegre    Dia da Economia Solidária no Câmpus Porto Alegre    Dia da Economia Solidária no Câmpus Porto Alegre    Dia da Economia Solidária no Câmpus Porto Alegre

Dia da Economia Solidária no Câmpus Porto Alegre    Dia da Economia Solidária no Câmpus Porto Alegre    Dia da Economia Solidária no Câmpus Porto Alegre    Dia da Economia Solidária no Câmpus Porto Alegre

Dia da Economia Solidária no Câmpus Porto Alegre    Dia da Economia Solidária no Câmpus Porto Alegre

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->