Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Alunas do Programa Mulheres Mil do IFRS participam de Aula Inaugural com a presença da ministra Maria do Rosário

Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2013, 14h41 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2013, 14h41 | Acessos: 1100

Foi realizada na tarde de segunda-feira, 19 de agosto, a Aula Inaugural do Programa Mulheres Mil do IFRS - Câmpus Porto Alegre. O evento ocorreu no Auditório do 9º andar da sede Centro do Câmpus, com a presença de representantes do IFRS e autoridades, entre elas a Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.

O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído pela Portaria do Ministério da Educação nº 1.015/2011 e tem como objetivo fornecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, contribuindo com a promoção da cidadania e a qualificação profissional de mulheres em condição de vulnerabilidade social.

Nessa primeira edição do programa no Câmpus Porto Alegre do IFRS, o curso oferecido será o de Formação Inicial Continuada em Higienização em Serviços de Saúde.

O evento foi destinado à recepção alunas inscritas no curso e contou ainda com a participação do diretor-geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi, da Pró-reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, da Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, Ariane Leitão, da Diretora de Extensão do Câmpus Porto Alegre e Gestora do Programa Mulheres Mil no câmpus, Cibele Schwanke e da Coordenadora da Gerência de Estudo e Pesquisa do Grupo Hospital Conceição, Marta Helena Buzzatti Fert.

Em sua fala durante a abertura da aula, a ministra Maria do Rosário colocou que o programa Mulheres Mil tem uma importância sem tamanho, pois promove o bem-estar da mulher, o que influencia diretamente em todo a família e, consequentemente, em toda a comunidade.

- Eu fiz questão de estar aqui com vocês porque alguns outros cursos, mas principalmente o Mulheres Mil, nasceram pensando na autonomia da mulher. Queremos que a mulher possa decidir como ela quer viver. É muito importante para toda a família que a mulher seja reconhecida nos seus direitos -, disse ela.

Maria do Rosário esclareceu que o Programa vem para despertar a vontade da mulher querer aprender cada vez mais, e explicou que essas mulheres já têm a capacidade de batalhar por aquilo que elas acreditam e agora só precisam acreditar nelas mesmas.

Ela completou ressaltando a importância das Instituições de ensino na mudança de uma realidade e de todo um país:

- Com esses cursos nós estamos superando a pobreza que marca a vida das mulheres. Essa Instituição é uma porta aberta, um corredor iluminado, um caminho para ser trilhado. Aqui tem o Governo Federal e o Governo do Estado unindo forças para construir um país melhor.

O diretor-geral do Campus Porto Alegre, Paulo Sangoi, escolheu falar diretamente para as participantes do Programa:

- Nós sabemos das dificuldades que todas vocês passam, mas eu espero que vocês acreditem. Acreditem em vocês mesmas e no programa. Acreditem que a Formação Inicial Continuada é o início de uma jornada em que vocês irão aumentar a escolaridade e se profissionalizarem, e assim fazer a diferença em suas comunidades e em suas próprias vidas - , relatou ele.

Já a secretária Ariane Leitão também destacou o Mulheres Mil como resultado de um esforço conjunto do Governo Federal e do Estado do Rio Grande do Sul, e parabenizou as alunas por aproveitarem esta oportunidade.

- Um caminho foi trilhado e agora é a hora de colher os frutos. Gostaria de parabenizar as alunas por estarem iniciando uma jornada que, sem sombra de dúvidas, trará maravilhas para a vida de vocês. E é nesse sentido que a nossa Secretaria trabalha, desenvolvendo projetos que combatem a violência contra a mulher, mas, ao mesmo tempo, disponibilizando política pública que a coloque numa condição de autonomia. E isso sem duvida passa pelo trabalho e acesso ao conhecimento.

Na edição 2013 o Programa Mulheres Mil do IFRS – Câmpus Porto Alegre tem como público-alvo prioritário mulheres em situação de risco e/ou vulnerabilidade social ligadas à Central de Movimentos Populares e/ou residentes no Território da Paz Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre – RS.

Galeria de fotos da Aula Inaugural do Programa Mulheres Mil no IFRS - Câmpus Porto Alegre:

Aula Inaugural do Programa Mulheres Mil   Aula Inaugural do Programa Mulheres Mil   Aula Inaugural do Programa Mulheres Mil