Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Exposição fotográfica "Aspas" apresenta trabalho realizado por alunos da educação especial em curso do IFRS

Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2013, 13h04 | Última atualização em Sexta, 16 de Agosto de 2013, 13h04 | Acessos: 2240

Aconteceu na última quarta-feira, 14 de agosto, a abertura da exposição fotográfica “ASPAS”. Na Sala Negra da Galeria Espaço IAB, no Centro de Porto Alegre, estão expostas as fotografias feitas pelos alunos de duas escolas municipais de educação especial de Porto Alegre: Escola Professora Lygia Morrone Averbuck e a Escola Professor Elyseu Paglioli.

A exposição é resultado do trabalho desenvolvido durante o curso de extensão “Desenvolvendo percepções através da fotografia: o mundo de adolescentes com necessidades específicas visto através das lentes”, realizado em 2012 numa parceria entre o Câmpus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e as duas escolas municipais.

De acordo com o professor Walter Karwatzki, coordenador de Projetos Culturais do Câmpus Porto Alegre e orientador do curso, cada estudante fotografou espontaneamente os temas - fotografia artística, do cotidiano e da cidade - e participou da curadoria na escolha do coletivo.

- Esta socialização criativa é a maneira mais direta de se ver no outro e de reconhecer o outro. Ao utilizar a fotografia como instrumento de inclusão social temos o anseio de mexer com a comunidade à nossa volta, de modo a integrar indivíduos e plantar sementes valiosas de combate ao preconceito – , coloca Karwatzki.

A exposição conta também com a parceria do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que cedeu o espaço para a mostra fotográfica.

Segundo Vicente Vieira, curador do Espaço Galeria IAB, o país vive um momento em que é necessário dar visibilidade para esse tipo de iniciativa.

- O IAB abraçou esta ideia porque essas pessoas vivem, normalmente, em uma situação de invisibilidade e quando surge algo desse tipo, não existe outra saída senão apresentar ao público da melhor maneira possível -, explica Vieira.

Para a professora e diretora da escola Lygia Averbuck, Claudia Lazzari Sangoi, a exposição dos trabalhos dos alunos é o que dá o significado da palavra inclusão:

- Nós falamos tanto em inclusão, mas se esse aluno não pode ser visto em outros lugares, ultrapassando os muros da escola, não estamos conseguindo 100% dessa inclusão. Devemos deixar bem claro que isso é conhecimento e a escola luta por isso, queremos que a sociedade veja do que nossos alunos são capazes.

A visitação no Espaço IAB (R. Gal. Canabarro, 363, Centro, Porto Alegre) é aberta ao público e ocorre até o dia 6 de setembro, de segunda-feira à sexta-feira, das 14h às 20h.

Galeria de fotos da abertura da exposição "Aspas":

Abertura da exposição fotográfica "Aspas"   Abertura da exposição fotográfica "Aspas"   Abertura da exposição fotográfica "Aspas"   Abertura da exposição fotográfica "Aspas"

(Crédito das fotos: Cássio Maffazzioli)