Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Curso de Processos Gerenciais realiza primeira visita técnica internacional do IFRS – Câmpus Porto Alegre

Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2013, 07h56 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2013, 07h56 | Acessos: 1325

Entre os dias 19 e 22 de junho, os alunos do último semestre do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais realizaram uma visita técnica internacional a instituições e empresas com sede em Montevidéu, capital do Uruguai. Esta foi a primeira visita técnica internacional realizada pelo IFRS - Câmpus Porto Alegre.

Participaram da comitiva 13 alunos, acompanhados pelos professores Cláudio Farias, Caroline Duschitz, Duílio Castro Miles e Maria Cristina França. A viagem foi realizada como atividade de extensão da disciplina Tópicos I – Internacionalização.

Na noite de 19 de junho, a equipe partiu de Porto Alegre rumo à Montevidéu. Na chegada ao destino, no dia 20, pela manhã, a primeira empresa visitada foi a Conaprole (Cooperativa Nacional dos Produtores de Leite), que possui oito plantas industriais localizadas em diferentes regiões do Uruguai e há mais de 30 anos exporta, sendo o primeiro exportador de laticínios do Uruguai e ainda o principal exportador da América Latina. O objetivo foi conhecer os processos da empresa e investigar as estratégias de internacionalização.

Na parte da tarde, o grupo realizou visita às sedes da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e do Mercosul, com o objetivo de discutir as questões relativas à integração regional e identificar oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas. A ALADI é o maior grupo latinoamericano de integração que promove a criação de uma área de preferências econômicas na região, objetivando um mercado comum latino-americano. Conta com 13 países membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Seguindo a programação, no dia 21 a delegação visitou duas unidades da UTU (Universidade Del Trabajo del Uruguay): a escola de Administração e escola de Gastronomia, com o intuito de conhecer como o ensino técnico e tecnológico é ofertado no Uruguai. Na oportunidade, os visitantes almoçaram no restaurante universitário, onde as refeições servidas foram preparadas pelos próprios estudantes dos cursos da área de gastronomia da UTU.

À tarde, o destino da equipe foi a Zonamerica, conhecida Zona Franca de negócios de Montevidéu, criada em 1990 para atrair investimentos estrangeiros, base tecnológica e desenvolvimento de atividades comerciais, industriais e de serviços. A intenção desta visita foi entender o funcionamento de uma zona franca e investigar as estratégias de internacionalização.

Em seguida, o grupo de professores que acompanhava a viagem foi à Universidad Católica Del Urugay, para uma conversa com o coordenador do curso de Bacharelado em Administração, com quem falaram sobre possibilidades de convênio com o IFRS para intercâmbios entre as instituições.

No último dia de atividades, 22 de junho, o grupo teve a oportunidade de realizar um city tour pela capital uruguaia, com retorno a Porto Alegre à noite.

Galeria de fotos da primeira visita técnica internacional do IFRS - Câmpus Porto Alegre:

Conaprole    UTU   UTU - Escuela de Gastronomia   UTU - Escola de Gastronomia

Zonamerica   Zonamerica   Mercosul   Mercosul

ALADI   Teatro Solis   Palácio da Presidência - restaurado   Palácio da Presidência - novo

Monumento à Artigas