Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > SIPAT do curso Técnico em Segurança do Trabalho abordou de ginástica laboral à prevenção de incêndio

Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2013, 10h00 | Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2013, 10h00 | Acessos: 1107

Aconteceu nos dias 02 e 03 de julho, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) de 2013, evento de extensão promovido pelos alunos da turma SEG II do curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFRS - Câmpus Porto Alegre.

As atividades contaram com palestras e debates, que ocorreram no Auditório do 9º andar da sede Centro do Câmpus.

Com o objetivo de resgatar velhos e importantes valores esquecidos pela correria do dia a dia, a SIPAT procurou fazer com que os participantes não apenas tenham uma ideia de segurança como também possam ter atitudes que visem essa segurança.

Nas palavras do diretor-geral do Câmpus, Paulo Roberto Sangoi, durante a abertura do evento na terça-feira, 2 de julho:

- Eventos como esses refletem a grandeza da nossa instituição. Estamos vendo atividades como essas cada vez mais frequentes no nosso Câmpus e isso mostra que estamos, como instituição acadêmica, crescendo cada vez mais e fazendo com que os alunos possam colaborar diretamente com essa evolução.

O primeiro palestrante, Daniel Faria Bagatini, educador físico e administrador, explicou para as pessoas que lotaram o auditório na terça-feira, a importância da Ginástica Laboral:

- Além de promover uma maior integração entre os funcionários e superiores, a ginástica laboral pode ser feita de diferentes maneiras e deve se adequar a cada situação. Vale destacar, ainda, a importância de um Técnico de Segurança do Trabalho, pois ele é o responsável direto pelos cuidados com os trabalhadores da empresa.

A programação seguiu com palestras sobre o papel do Técnico de Segurança do Trabalho na Relação Sindical e Trabalhista, com Edson Dorneles, diretor do Sindicato de Metalúrgicos de Gravataí, no dia 2, e sobre Direção defensiva de motos dos Correios, com Luiz Guimarães, Técnico em Segurança do Trabalho e instrutor, no dia 3.

A palestra que encerrou o evento no dia 3, abordou o tema Prevenção e Combate a Incêndio, ministrada pelo comandante do Corpo de Bombeiros em Porto Alegre, tenente coronel Adriano Krukoski Ferreira, integrante da comissão investigativa do acidente da Boate Kiss.

- As dificuldades que um bombeiro enfrenta hoje são inúmeras. Seja falta de aparelhamento, falta de aperfeiçoamento, vários fatores dificultam esse trabalho. E então entra aí o Técnico de Segurança do Trabalho e um plano de Prevenção e Combate a Incêndios que é hoje o que garante a nossa segurança, - ressaltou Ferreira.

Galeria de fotos da SIPAT 2013:

Abertura da SIPAT 2013   Diretor-geral Paulo Sangoi falou na abertura do evento   Palestra sobre Ginástica Laboral   Palestra sobre direção defensiva para motos dos Correios

Palestra sobre direção defensiva para motos dos Correios   Tema direção defensiva de motos dos Correios   Palestra com o comandante Adriano Ferreira   Palestra sobre prevenção e combate a incêndios

Confira mais fotos em facebook.com/ifrspoa.