Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > IFRS celebra assinatura de convênio de cooperação técnica com instituições politécnicas de Portugal
Início do conteúdo da página

IFRS celebra assinatura de convênio de cooperação técnica com instituições politécnicas de Portugal

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2013, 07h03 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2013, 07h03 | Acessos: 4257

Na manhã de quinta-feira, 13 de junho, o reitor em exercício do IFRS, Amilton de Moura Figueiredo, recebeu um grupo de professores integrantes do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) de Portugal, para a celebração de um convênio de cooperação técnica entre o IFRS e três Institutos Politécnicos (IPs) portugueses.

A reunião ocorreu na sede do IFRS - Câmpus Porto Alegre, e contou com a presença do presidente do CCISP e presidente do IP de Portalegre, Joaquim Mourato; do vice-presidente do CCISP e Presidente do IP de Setúbal (IPS), Armando Pires; e do presidente do IP de Castelo Branco (IPCB) e membro da Comissão Permanente do CCISP, Carlos Maia. O CCISP português equivale ao Conselho Nacional das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) brasileiro.

O convênio firmado tem como objetivo promover o intercâmbio cultural, científico e tecnológico entre as instituições, visando estreitar as relações acadêmicas entre Brasil e Portugal e fomentando a cooperação em áreas específicas, de interesse mútuo, para implementação de uma política sistemática e consistente nos campos da mobilidade e da investigação, tendo em vista a execução de ações como a mobilidade de estudantes, docentes e pessoal técnico e a investigação, desenvolvimento e cooperação científica.

Durante o encontro, os professores portugueses falaram sobre a estrutura de funcionamento dos institutos politécnicos, que é muito parecida com a proposta dos institutos federais. Por sua vez, o reitor em exercício do IFRS apresentou aos visitantes um panorama da instituição e descreveu os perfis de cada câmpus, destacando suas características regionais e cursos oferecidos. Ele também mencionou com relação à perspectiva de expansão do IFRS e os novos câmpus em implantação.

Na ocasião o grupo ainda comentou sobre as semelhanças e diferenças entre as instituições, e destacou as áreas afins para possibilidade de intercâmbio docente e discente, sendo a pesquisa uma das mais identificadas e que deverá ser uma das primeiras a ser fomentada para a troca de experiências nesta cooperação.

Ao final da reunião, os representantes das instituições presentes procederam à assinatura do convênio, que foi testemunhada pelos demais participantes, entre eles o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRS, Julio Heck, o diretor-geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Sangoi, e o diretor de Desenvolvimento Institucional do Câmpus Porto Alegre, Claudio Farias.

Conforme o reitor em exerício Amilton Figueiredo, a assinatura deste convênio é mais uma das ações do IFRS com o objetivo de possibilitar o intercâmbio entre instituições de educação profissional.

- As trocas de experiências e de conhecimentos entre estudantes e docentes dos dois países constitui mais do que uma possibilidade futura. Constitui a concretização de parcerias que possam ser perenes e extrapolem as fronteiras acadêmicas do IFRS. Acordos como esse significam o reconhecimento de que a Educação Profissional é a mola propulsora da economia mundial, ajudando a desenvolver projetos de ensino, extensão e pesquisa tecnológicas em todos os países, - colocou Figueiredo.

Representantes do IFRS (à esquerda) e dos IPs portugueses (à direita)   Professores portugueses explicaram sobre a estrutura dos IPs   O reitor em exercício do IFRS, Amilton Figueiredo, falou sobre o IFRS

Grupo analisou as semelhanças entre as instituições    Assinatura dos representantes firmou o convênio de cooperação técnica   Assinatura dos representantes firmou o convênio de cooperação técnica

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->