Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Segundo encontro do projeto "Ciclo de Cinema, Cultura e Mundo do Trabalho - Intercâmbio Brasil/Canadá"

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2013, 10h07 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2013, 10h07 | Acessos: 908

Na noite da última sexta-feira, 07 de junho, no auditório do 9º andar, aconteceu a segunda sessão do projeto de Extensão “Ciclo de Cinema, Cultura e Mundo do Trabalho – Intercâmbio Brasil/Canadá”, realizado por videoconferência entre o IFRS - Câmpus Porto Alegre e o Camosun College.

Desta vez, o filme apresentado foi “Recém Chegada”, um filme de dupla produção entre Canadá e Estados Unidos que, além da comédia romântica, aborda relações de trabalho, envolvendo trabalhadores de uma pequena cidade americana, do estado de Minnesota, e sua fábrica.

Os palestrantes da noite foram a professora Mice Albano e professor Bruce McCormack, da Camosun College, faculdade que participa do intercâmbio com o IFRS. Eles abordaram algumas questões culturais canadenses em relação ao clima que enfrentam, no inverno principalmente, e também sobre questões do mundo do trabalho entre o sindicato, os trabalhadores e os dirigentes de uma indústria de uma pequena cidade do interior americano.

A troca de experiências foi muito enriquecedora, pois permitiu inter-relações entre as situações apresentadas no filme e a realidade brasileira de algumas cidades interioranas do Rio Grande do Sul.

Os participantes também foram instigados a comentar sobre suas escolhas, por exemplo, como equilibrar a vida profissional e a vida pessoal, e a respeito de situações de choque cultural já vivenciadas.

Além dos alunos dos cursos do IFRS, participaram da atividade estudantes vindos de Quebec, Canadá, que estão realizando intercâmbio estudantil no IFRS - Câmpus Porto Alegre. Estiveram presentes também no evento os professores Telmo Ojeda, Marilene Rosa Miola, Aline Ferraz, Evandro Miletto e Natalia Labella, coordenadora do Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura (PROPEL) do Câmpus, ao qual o projeto está ligado.

Segundo a coordenção do projeto, o intercâmbio entre IFRS e Camosun tem sido um sucesso e são aguardadas agora as próximas sessões, previstas para 21/06, com o filme “Os deuses devem estar loucos” e, em 05/07, com o filme francês “Intocáveis”.