Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > IFRS – Câmpus Porto Alegre inaugura oficialmente o novo Espaço Prelúdio
Início do conteúdo da página

IFRS – Câmpus Porto Alegre inaugura oficialmente o novo Espaço Prelúdio

Publicado: Terça, 28 de Mai de 2013, 10h49 | Última atualização em Terça, 28 de Mai de 2013, 10h49 | Acessos: 1182

Em solenidade realizada na tarde de segunda-feira, 27 de maio, foi inaugurado no IFRS – Câmpus Porto Alegre, o novo Espaço Prelúdio, destinado às aulas do programa de Extensão “Projeto Prelúdio” e do curso Técnico em Instrumento Musical. O novo espaço, que fica localizado no andar Térreo da sede Centro do Câmpus, ao lado da Biblioteca, teve sua reforma concluída em março deste ano.

O evento contou com a participação de autoridades convidadas, alunos do Prelúdio e do curso técnico, além de servidores do IFRS e familiares dos alunos. A mesa de honra foi composta pela Reitora do IFRS, Claudia Schiedeck Soares de Souza, o Secretário de Estado da Cultura do RS, Luiz Antonio de Assis Brasil, representado o Governador do Estado, a Superintendente do Patrimônio da União do RS, Rose Carla Silva Correia, o diretor-geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi, e a fundadora do Projeto Prelúdio, Nidia Kiefer.

A professora Nidia Kiefer, responsável pela criação do Projeto Prelúdio, que teve sua origem na UFRGS, foi a primeira convidada a falar. Emocionada, ela descreveu a batalha do projeto desde o seu início, para conquistar um espaço físico. Durante anos, os professores, alunos e coordenação do projeto não tinham local fixo para suas aulas e ensaios, e deslocavam-se de um lugar para o outro diariamente.

- Iniciado em sua instituição como projeto de educação musical de crianças e jovens, em 2 de agosto de 1982, até hoje o Projeto Prelúdio buscou melhorias de condições de seu espaço físico, e acima de tudo, um espaço definitivo. Foi constante a luta do Projeto Prelúdio como um todo, pela conquista de legitimidade de sua proposta de educação musical. Dessa legitimação, passamos à conquista do seu lugar; seu prédio próprio, e essa ligação, entre educar próprio e estabilidade, foi uma realidade contundente e muito presente para o Prelúdio. Hoje, assumir com muito carinho e respeito pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia, o antigo Projeto Prelúdio, atual aqui, deixa de ser um “sem eira nem beira”; continua sua caminhada com a dignidade que a educação musical das crianças e dos jovens merece, - declarou a professora.

Em seguida, o diretor-geral Paulo Sangoi, destacou o desafio de assumir o Projeto Prelúdio quando transferido da UFRGS para o IFRS no final de 2008, e sua evolução ao longo desses quatro anos, trabalho que resultou na criação do curso Técnico em Instrumento Musical e do Programa de Formação Continuada de Professores em Música, realizados pelo Câmpus Porto Alegre. Ele agradeceu ainda a todos os agentes internos e externos que contribuíram para a conquista da nova e definitiva sede.

- Um dos desafios que nós assumimos, de fato foi o Projeto Prelúdio. Desafio, como a própria fundadora já relatou, que não estava apenas no fortalecimento do Projeto Prelúdio, mas também dar a ele uma estrutura física que pudesse fazer com que não só se consolidasse como um projeto importante, mas também ter a sua sede para que pudesse desenvolver cada vez mais esse belo projeto que envolve crianças de 5 a 17 anos. É um projeto que só foi possível por conta de toda a comunidade, especialmente os professores e os técnicos que estão no Projeto Prelúdio. Essa sede veio para isso, para que possamos oferecer mais e mais para a comunidade, que é quem ganha com isso, - ressaltou Sangoi.

Na sequência, o secretário estadual da Cultura, Assis Brasil, ressaltou a importância do momento e do papel do IFRS em projetos relacionados à educação e cultura.

- Nós estamos vendo algo que é típico de sociedades desenvolvidas e dignas, que é preparar as novas gerações. E no caso, ainda, especificamente, naquilo que se refere à educação musical. O Instituto Federal está cumprindo a sua missão, e isto é muito bom, ver como uma instituição acadêmica está abrangendo todas as áreas de atuação como o ensino, a pesquisa, a extensão. E a preparação de novos músicos significa, primeiro, a consagração de um grande e vitorioso projeto, que nós todos e o Rio Grande todo conhece, e em segundo lugar, mostra a disponibilidade generosa do Instituto Federal para com a cultura, - colocou o secretário.

A Reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Souza, também agradeceu aos agentes que colaboraram na consolidação do Projeto Prelúdio e de seu novo espaço, e colocou que o desafio futuro é levar o Projeto Prelúdio para que seja implantando nos demais Câmpus do IFRS.

- Celebramos talvez um momento ímpar no Instituto, onde nós possamos ter aqui um “tripé” histórico. Nós temos nesse momento as lembranças do nosso passado, do nosso presente, e temos aqui uma projeção futura. Naquele momento em que sentamos lá atrás, para conversar sobre a inclusão do Projeto Prelúdio no Instituto Federal, nós discutimos a possibilidade de levar o nosso projeto para o interior do Estado, para os nossos câmpus do Instituto Federal, e esse é o nosso desafio futuro. Naquele momento foram os nossos dois comprometimentos: que nós batalharíamos para que vocês tivessem a sede própria, ampliassem o número de professores, e vocês contribuem para o aumento do nosso número de alunos e da nossa qualidade da educação profissional; quem sabe, num espaço de tempo que a gente possa planejar, teremos o nosso Projeto Prelúdio com as sementes em cada câmpus do Instituto Federal. Aproveitem e desfrutem deste espaço que realmente é um privilégio para todos os alunos do IFRS, - enfatizou Cláudia.

Logo após, a atual coordenadora do Projeto Prelúdio, professora Suelena Borges, entregou uma homenagem à professora Nídia Kiefer, e o público presente assistiu a uma apresentação musical dos alunos do Prelúdio.

Ao final da cerimônia, a placa de instalação do Espaço Prelúdio foi descerrada, marcando o ato solene.

Estiveram presentes ao evento também o Diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), André Venzon; o Secretário de Comunicação da UFRGS, Ricardo Schneiders, representando o Reitor da Universidade; o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Osvaldo Casaris Pinto; o Pró-reitor de Ensino do IFRS, Amilton Figueiredo; e o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRS Julio Xandro Heck, e o ex-secretário da SETEC/MEC, Eliezer Pacheco, atual secretário de Educação do município de Canoas.

Confira algumas fotos do ato solene de inauguração do Espaço Prelúdio:

Hino Nacional foi tocado por professores do Prelúdio   Autoridades convidadas   Profª Nídia Kiefer, fundadora do Projeto Prelúdio   Profª Nídia Kiefer, fundadora do Projeto Prelúdio

Diretor-geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Sangoi   Diretor-geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Sangoi   Diretor-geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Sangoi   Diretor-geral agradeceu aos colaboradores do projeto e da nova sede

O Secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil   O Secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil   O secretário destacou o apoio a projetos culturais no IFRS   O secretário destacou o apoio a projetos culturais no IFRS

A reitora do IFRS, Claudia S. Soares de Souza   A reitora do IFRS, Claudia S. Soares de Souza   A reitora falou sobre o passado, presente e futuro do Prelúdio   Claudia agradeceu aos agentes que colaboraram na consolidação do projeto

Público foi brindado com apresentação dos alunos    Público foi brindado com apresentação dos alunos    Alunos realizaram apresentação musical   Alunos realizaram apresentação musical

Descerramento da placa de instalação do Espaço Prelúdio   Descerramento da placa de instalação do Espaço Prelúdio   Eliezer Pacheco, Nídia Kiefer, Suelena Borges, Paulo Sangoi e Claudia Soares de Souza   Fachada do novo Espaço Prelúdio

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->