Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > II Semana Acadêmica da Informática integrou os três cursos da área no IFRS - Câmpus Porto Alegre

Publicado: Segunda, 27 de Mai de 2013, 07h06 | Última atualização em Segunda, 27 de Mai de 2013, 07h06 | Acessos: 1305

Integrar docentes e discentes dos três cursos que compõem a área de Informática do IFRS - Câmpus Porto Alegre: Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, Técnico em Informática e Técnico em Redes de Computadores. Este foi o objetivo da II Semana Acadêmica da Área de Informática, realizada de 20 a 24 de maio, com atividades pela manhã e à noite na sede Centro do Câmpus.

Durante a semana, o público inscrito pôde acompanhar palestras sobre software livre, licenças e registros, cloud computing, empreendedorismo e startups, mesa-redonda sobre segurança da informação, apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso em andamento, além de participar da oficina de Criação de Aplicativos para Android, campeonato de games e do sorteio de brindes, como livros e cursos.

A abertura da semana ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 20, com a fala da Coordenadora do Curso de Sistemas para Internet, Karen Selbach Borges, seguida pela palestra sobre Software Livre, Licenças e Registros, com Cristiano dos Santos Diedrich, analista de infraestrutura open source na empresa RedeHost, que falou sobre Software Livre, as diferenças entre free software e open source e ainda trouxe informações sobre registros e licenças.

Também no dia 20, no turno da noite, Cristiano Diedrich ministrou a palestra sobre Cloud computing, junto ao seu colega de trabalho, contaram um pouco sobre suas experiências na RedeHost e falaram sobre Cloud Computing e Virtualização.

Na terça-feira pela manhã, dia 21, os alunos concluintes do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet apresentaram o andamento de seus trabalhos de conclusão de curso para o público presente. À noite, ocorreu uma mesa-redonda com os integrantes do grupo POASEC (Pessoas Organizadas Almejando Segurança, Ética e Cultura), Ronald Huppers, Leonardo Zanatta e Luiz Eduardo Gava, com a mediação do professor André Peres, que debateu diversos temas sobre segurança da informação, tanto relacionados ao desenvolvimento de sistemas, quanto à infraestrutura de serviços, abordando ainda questões sobre a responsabilidade legal relacionada a falhas de segurança nestes pontos.

Na manhã de quarta-feira, dia 22, ocorreu palestra sobre Empreendedorismo e Startups. O palestrante Maurício Centeno, administrador de empresas, falou aos presentes sobre o cenário macroeconômico brasileiro, empreendedorismo, o atual cenário brasileiro para quem quer empreender, explicando sobre startups, investimentos, incubação e aceleração de empresas, e respondeu a perguntas dos ouvintes sobre ideias e empreendedorismo.

Na quinta-feira, dia 23, à noite, foi realizada uma Oficina de Criação de Aplicativos para Android, com Luiz Fernando Duarte Jr., Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduando em Computação Móvel, que abordou sobre desenvolvimento Android para iniciantes.

Na noite de sexta-feira, 24 de maio, foi realizado o encerramento da semana, com um campeonato de jogos diversos (Playstation, Xbox, PC e cartas) e o Campeonato de Fifa 2013, seguido por uma confraternização.

A organização do evento ficou a cargo da comissão formada pelas professoras Karen Selbach Borges e Márcia Häfele Islabão e os alunos Eduardo Faria, Eduarda de Souza, Fábio C. Miranda e Rosana Waszak.

Clique aqui para conferir as fotos, e no blog: www.inf.poa.ifrs.edu.br/semanaacademica.