Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus recebe acervo bibliográfico da Fundacentro e palestra “Papel e desempenho do Técnico em Segurança do Trabalho”
Início do conteúdo da página

Câmpus recebe acervo bibliográfico da Fundacentro e palestra “Papel e desempenho do Técnico em Segurança do Trabalho”

Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2013, 12h06 | Última atualização em Quarta, 22 de Mai de 2013, 12h06 | Acessos: 1348

Em cerimônia realizada na noite terça-feira, 21 de maio, no Auditório do 9º andar do IFRS – Câmpus Porto Alegre, foi recebido o acervo bibliográfico cedido pela Fundacentro ao IFRS, entregue simbolicamente na ocasião pelas mãos da diretora do Centro Estadual da Fundacentro no Rio Grande do Sul, professora Maria Muccillo.

A Fundacentro é uma entidade governamental brasileira que atua em pesquisa científica e tecnológica relacionada à segurança e saúde dos trabalhadores. São cerca de 1.200 itens recebido pelo Câmpus que contemplam assuntos da área de Saúde e Segurança do Trabalho, entre livros, revistas, fitas de vídeo e coletâneas de normas técnicas, que irão integrar o acervo da Biblioteca Clóvis Vergara Marques do IFRS – Câmpus Porto Alegre.

Durante o evento, fizeram parte da mesa de cerimônia o diretor-geral do Câmpus, Paulo Roberto Sangoi, o coordenador da Biblioteca do Câmpus, Filipe Xerxeneski da Silveira, e a diretora da Fundacentro/RS, Maria Muccilo. Professores e alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho prestigiaram o evento.

O diretor-geral Paulo Sangoi salientou a importância do momento, lembrando que ambas instituições vinham já há alguns meses viabilizando a questão da vinda desse acervo para o IFRS; ele agradeceu o empenho da professora Maria Muccillo em conceder o acervo para o câmpus e colocou que a biblioteca agora tem a grande missão de fazer o cadastro de todos os itens para que isso fique pronto, à disposição para consulta dos alunos.

Na sequência, Maria Muccillo colocou que os agradecimentos seriam transferidos para a a Fundacentro e o que interessa para eles é estarem sempre próximos à comunidade, em especial às pessoas que buscam a sua profissionalização, em termos de segurança do trabalho.

- Para nós é uma honra que o nosso acervo esteja à disposição de todos vocês, e lembrem-se que esse foi um acervo que foi sendo acumulado durante, pelo menos aqui em Porto Alegre, mais de 33 anos. Conforme mais itens vão chegando, nós vamos continuar mandando a remessa para cá. É com muito prazer que eu tenho a possibilidade de estar transferindo com a cessão de uso essa biblioteca, - destacou ela.

A professora ainda deixou um recado aos estudantes e docentes:

- Independentemente de nós termos hoje acesso à Internet, de buscar muitas informações de uma forma diferenciada, o livro não pode nunca deixar de existir, para nós que somos educadores e para nós que somos estudantes eternos. Porque quem opta pela carreira de segurança do trabalho não pode deixar de estudar nunca; todas as transformações no mundo do trabalho trazem algumas influencias e repercussões para a vida das pessoas, do ambiente de trabalho, na economia, e nós temos que estar muito atentos a tudo isso.

Logo após, o bibliotecário Filipe Silveira colocou que, para a biblioteca do Câmpus, enquanto unidade de informação, é de extrema importância receber este acervo da Fundacentro. Ele afirmou que a biblioteca irá manter a mesma sistemática de conservação e organização que Fundacentro vinha mantendo, também a respeito da classificação dos itens.

- Quando buscamos esse acervo trabalhamos com a coordenação do curso Técnico em Biblioteconomia; num primeiro momento fizemos uma higienização desse acervo, que foi direto para o laboratório de preservação do nosso câmpus para ele ser tratado.

Segundo ele, o acesso ao material será primeiramente de consulta local, tanto para os públicos interno como externo usufruirem.

- O acervo certamente irá atender eficientemente tanto o usuário interno quanto externo interessado na área de segurança e saúde do trabalho; facilitando o acesso à informação, a divulgação, à produção técnico-cientifica, e ofertando ao público-alvo interessado apoio às atividades de referencia, vai enriquecer o curso e a instituição, - completou o bibliotecário.

Em seguida, foi realizado o ato simbólico de entrega e assinatura do termo de cessão do acervo da Fundacentro ao IFRS – Câmpus Porto Alegre.

Após a cerimônia, os participantes assistiram à palestra “Papel e desempenho do Técnico em Segurança do Trabalho”, ministrada por Maria Muccillo, que é pedagoga, técnica em Segurança do Trabalho e foi professora do curso Técnico em Segurança do Trabalho da antiga Escola Técnica da UFRGS, atual Câmpus Porto Alegre do IFRS.

Confira algumas fotos do evento:

Diretor-geral Paulo Sangoi agradeceu à profª Maria Muccillo   Profª Maria Muccillo   Alguns itens do acervo simbolizaram a entrega   O coordenadora da Biblioteca do Câmpus, bibliotecário Filipe

Alguns itens do acervo   Acervo possui cerca de 1.200 itens na área de Saúde e Segurança do Trabalho   Ato simbólico de entrega do acervo    Assinatura do termo de cessão do acervo da Fundacentro ao IFRS

Ato simbólico de recebimento do acervo   Palestra da professora Maria Muccillo   Palestra abordou o Papel e desempenho do Técnico em Segurança do Trabalho   A palestra falou aos alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho

A palestra falou aos alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho   Docentes e alunos da área de Segurança do Trabalho do câmpus participaram   Palestra com Maria Muccillo   Palestra com Maria Muccillo

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->