Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Servidoras da Coordenadoria de Projetos e Obras capacitam-se sobre Plano de Prevenção Contra Incêndio

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2013, 09h48 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2013, 09h48 | Acessos: 749

Visando aprimoramento técnico e atualização de conhecimentos referentes às questões de Plano de Prevenção Contra Incêndio - PPCI, a fim de aplicá-los no âmbito do IFRS - Câmpus Porto Alegre, as arquitetas da Coordenadoria de Projetos e Obras do Câmpus, Milene Gehling Liska e Luíza Ludwig Loder, estiveram participando nos meses de Março e Abril de dois dos mais importantes eventos referentes ao tema no RS.

No dia 27 de março, as servidoras participaram do “V Seminário Técnico Científico de Segurança Contra Incêndio e Atendimento a Desastres”, organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEPED/RS) e pelo Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do RS, realizado no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.

O evento destacou-se pela diversidade de abordagens referentes ao tema de incêndio em edificações, com palestrantes tanto do Corpo de Bombeiros quanto professores doutores das Universidades, e palestrantes internacionais, de Portugal e dos Estados Unidos.

Foram abordados a importância e as perspectivas de modernização da legislação de segurança contra incêndio e pânico no Estado, as estratégias de testes de classificação de reação ao fogo dos materiais de revestimento e isolamento aplicados nas edificações, a investigação de incêndio como contribuição ao aprimoramento técnico e científico da segurança contra incêndio por meio de softwares simuladores de incêndio, e ainda a psicologia dos desastres.

No período de 17 a 19 abril, as arquitetas também participaram da 16ª Feira de Saúde, Segurança do Trabalho e Emergência - Prevensul, atendo-se mais especificamente ao 11º Seminário de Segurança contra Incêndio do Mercosul - Mercofire, que ocorreu dentro do primeiro evento, no Centro de Exposições da FIERGS em Porto Alegre.

O tema central foi "O incêndio da Boate Kiss e suas consequências prevencionistas". O evento contou também com a importante exposição do Relatório do CREA-RS sobre o Incêndio na Boate Kiss, na palestra do engenheiro Carlos Wengrover, Coordenador do Mercofire.

Nos debates que intercalavam as palestras expositivas, diversos segmentos da área técnica estavam representados, como UFRGS, ARES, CREA-RS, SERGS, Corpo de Bombeiros, FEHOSUL, SMURB- Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Comissão Especial Incêndio da Assembléia Legislativa, Revista Emergência, CONFEA, FAMURS, entre outros.

O debate se estendeu à atualização das Legislações Estadual e Nacional de Segurança Contra Incêndio do RS e Lei 420/98 que estabelece o Código de Prevenção de Incêndio de Porto Alegre e também a discussão de Normas Técnicas da ABNT.