Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Presidente Dilma Rousseff participa de formatura de alunos do PRONATEC do IFRS em Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Presidente Dilma Rousseff participa de formatura de alunos do PRONATEC do IFRS em Porto Alegre

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2013, 13h35 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2013, 13h35 | Acessos: 998

Cumprindo agenda oficial, a presidente da República, Dilma Rousseff, esteve em Porto Alegre na sexta-feira, dia 12 de abril. Seu primeiro compromisso na capital gaúcha foi a participação em uma formatura conjunta de 2.223 alunos do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Entre os formandos, estavam estudantes dos câmpus Porto Alegre, Ibirubá, Erechim e Restinga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O instituto oferece cursos via Pronatec também nos câmpus Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria e Osório. Alunos do Sistema S também participaram da formatura conjunta.

Representando o IFRS, a aluna do câmpus Ibirubá, Carmem Gengnagel, subiu ao palco para receber o diploma das mãos da Presidente. Aos 28 anos, solteira e mãe de um filho, Carmem disse que não via futuro na sua vida, pois ficava em casa o dia todo. A oportunidade de qualificação abriu fronteiras.

- Foi uma assistente social que disse que o IFRS tinha um curso do Pronatec. Fui ver como era e gostei. Hoje, graças a esta oportunidade estou empregada em uma empresa metalúrgica - disse Carmem, que trabalha como soldadora.

O Pronatec é um programa lançado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Somente em 2012, o IFRS contribuiu com a abertura de pelo menos 2,7 mil vagas, sendo destas, 1.410 ofertadas pelo Câmpus Porto Alegre.

Em 2013, o instituto deve chegar à marca de 10 mil vagas ofertadas na modalidade. Entre outros, esse é um dos motivos que fizeram com que a Reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, ocupasse lugar de destaque no palco junto à Presidente, ao governador do Estado, Tarso Genro, e outras autoridades.

Em sua fala, o governador do Rio Grande do Sul fez questão de destacar o papel da educação e da oportunidade que entidades como o IFRS dão para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

- Uma sociedade democrática não se mede pela capacidade econômica dos mais ricos. Uma sociedade digna e justa se mede pela qualidade de acesso à renda, à educação, à formação dos mais pobres. Eles é que estão na base da sociedade com sua produção, com seu consumo e com o seu crescimento - comentou Tarso Genro.

Dilma disse a que a educação e o combate à pobreza são dois caminhos fundamentais para que o Brasil se desenvolva. Ela destacou que uma das mais importantes ações para que isso ocorra é o investimento em educação técnica e profissionalizante. E não esqueceu, logo depois, de citar o nome da reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck.

Dilma finalizou seu discurso com o que chamou de “grande conselho”:

- Nunca parem de estudar. Nunca parem de se desenvolver. Vale para todo mundo. Vale também para a presidenta da República. Peço que cada um de vocês melhorem o país. Valorizem o ensino técnico e profissionalizante. Pois é o que todo o país desenvolvido do mundo faz. É esse conjunto de técnicos e trabalhadores que sustentam o Brasil.

Aluna do Câmpus Ibirubá recebe diploma da Presidente   Dilma participa de formatura conjunta em Porto Alegre   Dilma participa de formatura conjunta em Porto Alegre   Dilma participa de formatura conjunta em Porto Alegre

(Informações e fotos: Departamento de Comunicação da Reitoria - IFRS)

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->