Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus Porto Alegre adota medidas do Projeto Esplanada Sustentável

Câmpus Porto Alegre adota medidas do Projeto Esplanada Sustentável

Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2013, 06h35 | Última atualização em Quinta, 28 de Fevereiro de 2013, 06h35 | Acessos: 1045

Na última reunião do Conselho Superior do IFRS (CONSUP), realizada em 26 de fevereiro, a Reitora do IFRS, Cláudia Soares de Souza, informou que o Instituto aderiu ao Projeto Esplanada Sustentável.

Tal projeto trata-se de uma iniciativa conjunta de quatro Ministérios do Governo Federal: Planejamento; Meio Ambiente; Minas e Energia; e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que tem por objetivo principal incentivar órgãos e instituições públicas federais a adotarem um modelo de gestão organizacional e de processos estruturado na implementação de ações voltadas ao uso racional de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal. O Ministério da Educação é signatário do Projeto.

Desta forma, o IFRS - Câmpus Porto Alegre começa a promover ações de conscientização de sua comunidade acadêmica com a finalidade de atingir os objetivos do Projeto Esplanada Sustentável:

• Melhorar a qualidade do gasto público pela eliminação do desperdício e pela melhoria contínua da gestão dos processos;

• Incentivar a implementação de ações de eficiência energética nas edificações públicas;

• Estimular ações para o consumo racional dos recursos naturais e bens públicos;

• Garantir a gestão integrada de resíduos pós-consumo, inclusive a destinação ambientalmente correta;

• Melhorar a qualidade de vida no ambiente do trabalho; e

• Reconhecer e premiar as melhores práticas de eficiência na utilização dos recursos públicos, nas dimensões de economicidade e socioambientais.

A campanha teve início nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, com e-mail remetido pela Diretoria de Administração do Câmpus com os materiais de divulgação do Projeto, bem como com a fixação de cartazes e outros materiais em diversos locais da instituição.

Espera-se contar com toda a Comunidade para o sucesso de mais esta iniciativa que, para atingir seus objetivos, necessita do comprometimento e apoio dos servidores e alunos do Câmpus.

Nos links abaixo é possível obter informações detalhadas sobre o projeto, bem como os materiais de divulgação, tendo em vista que são temas que podem ser abordados, inclusive, em sala de aula.

www.orcamentofederal.gov.br/projeto-esplanada-sustentavel

www.orcamentofederal.gov.br/projeto-esplanada-sustentavel/material_de_divulgacao