Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Dois dos cursos Superiores de Tecnologia do IFRS Câmpus Porto Alegre são reconhecidos pelo MEC
Início do conteúdo da página

Dois dos cursos Superiores de Tecnologia do IFRS Câmpus Porto Alegre são reconhecidos pelo MEC

Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2013, 04h27 | Última atualização em Quinta, 28 de Fevereiro de 2013, 04h27 | Acessos: 1309

Os cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS – Câmpus Porto Alegre, avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) no final do ano passado com conceito final 4, acabam de ser reconhecidos pelo MEC por meio das Portarias número 38 e 40, de 14 de fevereiro de 2013. Os documentos de reconhecimento dos cursos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) no dia 15 de fevereiro de 2013.

Contando hoje com três turmas cada, os cursos foram lançados há três anos no Câmpus Porto Alegre do IFRS, e são os primeiros cursos superiores do câmpus e os primeiros a serem reconhecidos. Ambos tiveram início no segundo semestre de 2010, e terão suas primeiras turmas formadas em 2013/1.

Com relação ao curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, também oferecido pelo Câmpus, já está agendada para o próximo mês de Março a visita de comissão de avaliadores do MEC para reconhecimento do curso.

O reconhecimento pelo MEC é uma segunda etapa que faz parte do processo de abertura de cursos em uma instituição. A primeira consiste na Autorização, quando esta é solicitada ao MEC pela instituição para iniciar a oferta de uma turma. O reconhecimento deve ser solicitado pela instituição de ensino superior quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária, fato ocorrido com os cursos do Câmpus. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas.

"Trata-se de uma grande conquista, pois as primeiras turmas, que se formam no final deste primeiro semestre, em agosto, irão se graduar já com o Diploma devidamente reconhecido", afirma Paulo Sangoi, Diretor-geral do IFRS - Câmpus Porto Alegre.

Sangoi destaca ainda o empenho da equipe diretiva, de ensino e demais envolvidos, que desde o início apostaram na criação dos primeiros cursos superiores do Câmpus e trabalharam para que estes cursos fossem implantados, obtendo agora a excelente avaliação.

Para o estudante Jacques Arboite Oliveira, um dos formandos 2013/1 de Tecnologia em Processos Gerenciais, obter esse reconhecimento, além de gratificante e motivo de orgulho para todos os envolvidos no desenvolvimento da graduação, coloca os futuros profissionais em condições superiores aos outros tecnólogos formados na região.

"Esse conceito tão significativo aliado à imagem de qualidade de uma instituição federal nos possibilita um diferencial poderoso em nosso mercado de trabalho que é muito competitivo. Fico grato a todos os professores e técnicos-administrativos, empenhados em nos oferecer o melhor e também honrado em fazer parte da primeira turma de formandos de nosso curso", ressalta Jacques.

O corpo docente tanto da área de Gestão Ambiental quanto de Processos Gerenciais é formado por especialistas, mestres e doutores, atuantes no mercado de trabalho. Destaca-se também a infraestrutura dos cursos, que oferece salas de aulas climatizadas e equipadas com multimídia, além de auditórios e laboratórios de informática.

Os cursos superiores do Câmpus Porto Alegre são ofertados anualmente, sempre no segundo semestre, e as formas de ingresso são por meio de concurso Vestibular realizado pelo IFRS, ou via Sistema de Seleção Unificada – SiSU, do MEC.

O curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, com duração de 6 semestres, funciona no turno da manhã, tendo como coordenadora atual a professora Simone Kapusta. Já o de Tecnologia em Processos Gerenciais ocorre à noite, também com duração de 6 semestres, estando atualmente sob coordenação do professor Duilio Castro Miles.

Sobre a avaliação dos cursos

Em novembro do ano passado, o Câmpus Porto Alegre recebeu a visita de duas comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, do MEC, para realizarem a avaliação dos dois cursos, agora reconhecidos.

De acordo com a Diretora de Ensino do Câmpus, Márcia Amaral Correa de Moraes, que acompanhou o trabalho de avaliação juntamente com a equipe do setor de Ensino, as comissões de avaliação enfatizaram a qualidade com que os cursos do Câmpus estão organizados em todas as dimensões pelas quais foram avaliados.

Os cursos obtiveram conceito final 4 e foram considerados, do ponto de vista qualitativo, como muito bons. O conceito máximo concedido pelo MEC a cursos superiores é 5.

Confira nos links abaixo as portarias publicadas no Diário Oficial da União:

Portaria de Reconhecimento nº 38 - D.O.U de 15/02/13

Portaria de Reconhecimento nº 38 - D.O.U de 15/02/13 (continuação)

Portaria de Reconhecimento nº 40 - D.O.U de 15/02/13

Portaria de Reconhecimento nº 40 - D.O.U de 15/02/13 (continuação)

Na foto abaixo, membros da Subcomissão Própria de Avaliação (SPA) do Câmpus reunidos com os avaliadores do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, em uma das etapas do processo de avaliação dos cursos, realizada em Novembro.

Reunião da SPA com avaliadores

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->