Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus Porto Alegre é a unidade da Rede Federal no RS que mais ofertou vagas pelo Pronatec-FIC em 2012

Publicado: Quinta, 03 de Janeiro de 2013, 13h31 | Última atualização em Quinta, 03 de Janeiro de 2013, 13h31 | Acessos: 1426

O Câmpus Porto Alegre do IFRS, uma das unidades ofertantes de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, é a instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que mais ofertou e realizou cursos do programa em 2012 no Rio Grande do Sul.

No total, o Câmpus Porto Alegre do IFRS ofertou 26 cursos diferentes, com 49 turmas atendidas, todas no segundo semestre do ano passado. Os primeiros cursos tiveram início no final do mês de agosto. Algumas turmas iniciadas ainda em 2012 finalizam em fevereiro próximo.

De acordo com dados da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), o câmpus atendeu mais de 49% das matrículas oferecidas em só no IFRS, e 41% do total de 3.320 matrículas nos cursos FIC ofertados pela Rede Federal no RS.

Foram 1.410 vagas ofertadas, tendo 1.347 matrículas efetivadas e 873 alunos frequentes e/ou já formados.

Para 2013, a previsão é de 1.385 novas matrículas, sendo 53 turmas entre 31 cursos a serem ofertados pelo Câmpus Porto Alegre do IFRS.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo principal de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira, por meio de diferentes ações.

Os cursos do programa são ofertados pelas instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (da qual fazem parte os Institutos Federais), das Redes Estaduais e Distrital de Educação, e dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (o chamado Sistema “S”).

Os cursos realizados no Câmpus Porto Alegre do IFRS fazem parte da modalidade do Pronatec chamada Bolsa-Formação Trabalhador, que oferece vagas gratuitas de Educação Profissional e Tecnológica em cursos de extensão na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária mínima de 160 horas-aula, voltados para a qualificação para o mercado.

Saiba mais sobre o programa nos sites pronatec.mec.gov.br e pronateccopa.turismo.gov.br.

Confira fotos dos cursos do Pronatec-Fic realizados no IFRS Câmpus POA na página facebook.com/ifrspoa.

Abaixo, alguns gráficos com os números do Pronatec-FIC no RS em 2012:

Gráfico 1 - Matrículas Câmpus Porto Alegre X Rede Federal no RS

Fonte: Setec/MEC, 2012