Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Projeto da FABICO/UFRGS em parceria com o IFRS é finalista de prêmio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES)

Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2012, 12h04 | Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2012, 12h04 | Acessos: 1057

O Projeto de Extensão “Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade”, da FABICO/UFRGS em parceria com o IFRS, realizado para 18 Pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Rio Grande do Sul, está entre os finalistas na categoria Ação do prêmio Parceiros da Escrita, da Associação Gaúcha de Escritores (AGES).

O projeto é coordenado pelas professoras Drª Lizandra Brasil Estabel (IFRS - Câmpus Porto Alegre), Drª Iara Conceição Bitencourt Neves (DCI/FABICO/UFRGS) e Drª Eliane Lourdes da Silva Moro (DCI/FABICO/UFRGS), integrantes do Grupo de Pesquisa LEIA (Leitura, Informação e Acessibilidade) do Departamento de Ciências da Informação (DCI) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da UFRGS e do IFRS Câmpus Porto Alegre.

Trata-se de um Curso de Extensão realizado pelo LEIA em 2010 e 2011 em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEAD/UFRGS), Ministério da Educação (MEC) e UAB, na modalidade EAD (Educação Aberta e a Distância), visando a atualização de professores que atuam em escolas públicas (estaduais e municipais) do Rio Grande do Sul, a fim de qualificá-los para a mediação da leitura através do uso das tecnologias de informação e comunicação - TICs em um ambiente virtual de aprendizagem - AVA. O projeto proporcionou a formação de 630 mediadores de leitura.

A divulgação dos resultados e entrega dos prêmios será no dia 20 de dezembro.

O PRÊMIO AGES – PARCEIROS DA ESCRITA tem como objetivo reconhecer a contribuição que pessoas, projetos e instituições concedem à produção intelectual e literária de escritores gaúchos, incentivando a leitura e a produção escrita, além de colaborar para uma efetiva divulgação das obras de autores rio-grandenses, revelando-se verdadeiros parceiros da escrita. São seis as categorias: Ação, edição, educação, ilustração, biblioteca e imprensa.

São os sócio-ativos da AGES que escolhem um dos finalistas em cada uma das categorias. Aos vencedores será concedido troféu, criado pela artista plástica Patrícia Langlois, em jantar a ser realizado no próximo dia 20.

Conheça as categorias e os indicados:

CATEGORIA AÇÃO:

1. PROJETO DE EXTENSÃO: MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE (FABICO/UFRGS e IFRS)

2. MOSTRA LITERÁRIA DA REDE RECRIA (REDE DE ATENÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE CAXIAS DO SUL)

3. ONG CIRANDAR

CATEGORIA BIBLIOTECA:

1. BIBLIOTECA COMUNITÁRIA SIMÕES LOPES NETO, de CANOAS

2. BIBLIOTECA LUCÍLIA MINSEN, da CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA

3. BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DR. DEMÉTRIO NIEDERAUER, de CAXIAS DO SUL.

CATEGORIA EDIÇÃO:

1. CARLOS JORGE APPEL