Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus encerra sua 13ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão com premiação dos melhores trabalhos
Início do conteúdo da página

Câmpus encerra sua 13ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão com premiação dos melhores trabalhos

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2012, 13h08 | Última atualização em Quinta, 29 de Novembro de 2012, 13h08 | Acessos: 1299

A 13ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS Câmpus Porto Alegre, realizada nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2012, bateu um novo recorde: foram 144 trabalhos inscritos, sendo 122 aceitos para apresentação. Este número ultrapassa o da mostra realizada no ano passado, que contou com 120 trabalhos.

A edição deste ano, foi mais uma excelente demonstração do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão por parte de estudantes e professores de diversas instituições de Ensino Técnico e Superior, entre institutos federais, escolas técnicas e universidades.

Participaram nos três dias do evento, como apresentadores e/ou ouvintes, estudantes regularmente matriculados em instituições de Ensino Técnico e Superior de diversos lugares do estado e do país. Foram 122 trabalhos apresentados nas modalidades Oral e Pôster, por alunos dos cursos de Ensino Médio e Técnico, bem como do Ensino Superior, divididos nas seguintes áreas temáticas: Ambiente, Saúde e Segurança; Ciências Humanas e Educação; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Produção Alimentícia; Produção Industrial; e Recursos Naturais.

A mostra, que ocorreu nas dependências da sede Centro do Câmpus Porto Alegre, teve início na manhã de segunda-feira, dia 26, e prosseguiu até o final da tarde quarta-feira, dia 28, quando houve a solenidade de encerramento e premiação dos melhores trabalhos, no Espaço Cultural do 2º andar, com a presença da Comissão Organizadora, do Diretor-geral do Câmpus, professor Paulo Roberto Sangoi, e dos membros do Conselho de Câmpus.

Os trabalhos premiados podem ser conferidos no link Trabalhos Premiados, no site mostra.poa.ifrs.edu.br. Ou clique aqui para ver a relação dos trabalhos.

Três dias de muita cooperação, pluralidade e difusão de conhecimentos

A solenidade de abertura da Mostra ocorreu no dia 26, às 10h, no Espaço Cultural no 2º andar da sede Centro do Câmpus, com a presença da Pró-reitora de Extensão do IFRS, professora Viviane Ramos e do Pró-reitor adjunto de Desenvolvimento Institucional do IFRS, professor Fabrício Sobrosa, ambos representando a Reitoria do IFRS; do Vice-diretor Geral e Diretor de Ensino do Câmpus Porto Alegre, professor Júlio Xandro Heck, representando a Direção-Geral do Câmpus; e da Diretora de Pesquisa e Inovação do Câmpus e presidente da Comissão Organizadora da 13ª Mostra, professora Clarice Monteiro Escott.

Na ocasião, o vice-diretor geral e Diretor de Ensino, professor Júlio Xandro Heck, parabenizou a comissão organizadora do evento e salientou a evolução da Mostra, desde o seu início ainda na antiga Escola Técnica da UFRGS, quando ainda não contava com muito incentivo, e no que o evento se tornou hoje, com o grande crescimento tanto em termos de estrutura como no número de trabalhos inscritos.

Logo após as falas das autoridades presentes, houve a apresentação do Coral e Orquestra do Projeto Prelúdio, programa de Extensão do Câmpus que está completando 30 anos de atividades atuando na área do ensino musical para crianças e jovens da comunidade porto-alegrense, e brindou os participantes da Mostra com apresentações diárias durante os três dias do evento.

Em seguida, após a abertura oficial, no Auditório do 9º andar ocorreu a palestra “Ética em Pesquisa”, com a professora do Câmpus Osório do IFRS, Dra. Fernanda Arboite de Oliveira, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFRS.

Às 14h, iniciaram-se as sessões de apresentação de trabalhos, que foram divididas durante os três dias em diferentes horários e locais do Campus Porto Alegre, estando entre as salas 210, 211, 212, 213 as apresentações Orais, e no Espaço Cultural do 2º andar as apresentações em pôster.

No dia 27, segundo dia de Mostra, antes e depois das apresentações, nos turnos da manhã e à noite, os participantes ainda puderam assistir a palestras sobre diferentes temas como: “Raspberry Pi: o computador de 25 dólares”, com o professor Ms. Claudimir Zavalik, Diretor Executivo da ZAVATEC Soluções em Tecnologia; “A Incubadora Tecno-Social integrando a comunidade dos Institutos Federais no desenvolvimento de uma outra economia”, com o professor Ms. Duilio Castro Miles, coordenador da Incubadora Tecno-Social do IFRS Câmpus Porto Alegre; e "Acessibilidade: desafios contemporâneos”, com a professora Dra. Lizandra Brasil Estabel e o professor Esp. Cláudio Boésio de Araújo, ambos do Câmpus Porto Alegre.

Além das apresentações de trabalhos e palestras e dos momentos culturais proporcionados pelo Projeto Prelúdio, a Mostra contou com atividades paralelas, entre elas exposições de programas e projetos de Extensão e de Pesquisa e produtos desenvolvidos no câmpus, envolvendo temas como Reaproveitamento de resíduos eletrônicos, Energias alternativas, Fábrica de Software Acadêmica, Incubadora Tecno-social de Economia Solidária e a Comissão Permanente de Gestão de Resíduos (CPGR).

Com o tema central “Desafios contemporâneos: pluralidade e cooperação” o objetivo geral do evento foi contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das instituições de Ensino Técnico e Superior.

A 13ª Mostra foi promovida pelas Diretorias de Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão do IFRS – Câmpus Porto Alegre, estando sua organização sob responsabilidade da Comissão Organizadora do evento.

Confira algumas fotos do encerramento e da premiação*:

Solenidade de encerramento da Mostra ocorreu na tarde de 28/11   O Diretor-geral, prof. Paulo Sangoi, falando no encerramento da Mostra   A profª Clarice Escott anunciou os trabalhos premiados   A Comissão Organizadora entregou os prêmios aos autores dos trabalhos

Alunas do Câmpus Caxias do IFRS premiadas na modalidade Pôster Técnico com o trabalho O MUNDO DOS COSMÉTICOS: CONSUMO E PRODUÇÃO   Ayla Scholdz, mais uma aluna do câmpus Caxias do IFRS premiada    Aluno do câmpus Restinga do IFRS, premiado na modalidade Pôster Técnico com o trabalho VIVÊNCIAS TURÍSTICAS NA ESCOLA E CIDADANIA NO BAIRRO RESTINGA   Alunas do Câmpus POA, premiadas na modalidade Pôster Técnico, com o trabalho ELABORAÇÃO DE EQUIPAMENTOS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Aluna do câmpus POA  representando o grupo de autores do trabalho premiado na modalidade Pôster Superior   Aluna do câmpus Sapucaia do IFSul-Riograndense, premiada na modalidade Pôster Superior   Aluno do câmpus Pelotas do IFSul-Riograndense premiado na modalidade Pôster Superior   Aluno do Câmpus POA, co-autor de trabalho premiado na modalidade Oral Técnico

Profª Claudia Wyrvalski, do câmpus POA, orientadora de trabalho premiado na modalidade Oral Técnico   Aluna do câmpus Sapucaia do IFSul premiada na modalidade Oral Superior com o trabalho PROPRIEDADES TÉRMICAS DO BIOPOLÍMERO XANTANA   Profº Fábio Okuyama, orientador de trabalho premiado na modalidade Oral Superior   Aluna do câmpus POA representa grupo de autores de trabalho premiado na modalidade Oral Superior

Aluna do câmpus POA com trabalho premiado na modalidade Oral Superior na área de Ciências Humanas e Educação   Autores e orientadores premiados na 13ª Mostra que estavam presentes no encerramento   Apresentação do Conjunto de Flautas Doces do Projeto Prelúdio no encerramento da 13ª Mostra   Apresentação do Conjunto de Música Popular do Projeto Prelúdio no encerramento da 13ª Mostra

*As demais fotos estão sendo publicadas na página do Facebook do Campus POA: www.facebook.com/ifrspoa

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->