Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Estudante do Câmpus Porto Alegre é "multicampeão" de Natação em jogos universitários

Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2012, 12h30 | Última atualização em Terça, 30 de Outubro de 2012, 12h30 | Acessos: 1695

O estudante Gianfranco Meneguz, 24 anos, é “duplamente” aluno do IFRS – Câmpus Porto Alegre: ele cursa o 5º semestre do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet no turno da manhã, e o 1º semestre do Técnico em Transações Imobiliárias à noite.

Além da dupla jornada de estudos no câmpus, Gian trabalha todas as tardes em uma empresa de Informática como Desenvolvedor de Sistemas.

Mas o que chama a atenção no dia-a-dia do jovem é que ele ainda consegue dedicar tempo para mais uma atividade: Gian é atleta. Ele pratica Natação desde os 4 anos de idade, e compete desde os 12 no esporte. Ele chegou a treinar como atleta pelo Grêmio Náutico União de POA até meados de 2011, mas parou e agora treina apenas por hobby; segundo ele, sempre que pode, ele se inscreve quando há uma competição para participar.

No início do mês de setembro, o estudante esteve participando da 33ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos – JUGs, realizados pela Federação Universitária Gaúcha de Esportes - FUGE, em parceria com a Fundação de Esporte e Lazer do RS – FUNDERGS. Os JUGs 2012 foram disputados de 25 de agosto a 02 de setembro na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, em Canoas.

Gian competiu na modalidade Natação, sendo vencedor de sete medalhas: cinco de ouro e duas de prata.

Recentemente, ele conquistou medalha de bronze no revezamento 4x200 metros livre da Natação em mais uma competição, porém em nível Nacional: de 18 a 21 de outubro, ele participou das Olimpíadas Universitárias – JUBs 2012, em Foz do Iguaçu, no Paraná, considerado o maior evento esportivo acadêmico do país, organizado e realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Gian conta que se inscreveu nas competições pela UFRGS, mas sendo aluno do IFRS, graças a parceria que há entre a Universidade e o Instituto Federal Câmpus Porto Alegre, em que os alunos do Instituto tem direito à carteirinha da UFGRS para acesso à biblioteca e ao Restaurante Universitário.

Isso porque o IFRS ainda não participa dos jogos por não possuir filiação junto à FUGE. O coordenador do setor de Lazer e Desportos do Câmpus, João Gomes, esclarece que o IFRS ainda está iniciando em termos de incentivo ao esporte, mas ele acredita que em breve será possível a participação do Instituto em competições esportivas do porte dos Jogos Universitários.

Ainda segundo Gomes, o IFRS passou “adormecido” por muito tempo com relação ao esporte, sendo que do ano de 2010 para cá que começou-se a resgatar a cultura esportiva no Instituto. “Como exemplo disso, temos a recente inauguração do Centro de Atividades Físicas, que oferece academia de ginástica gratuita para a comunidade do câmpus, e a realização da Taça IFRS Câmpus Porto Alegre de Futsal, que já está em sua segunda edição, demonstrando que é um evento esportivo que já está se firmando no nosso calendário de atividades”, ressalta o servidor.

Por enquanto, Gian é um exemplo de que a instituição possui atletas em potencial para ser muito bem representada em eventos esportivos, apoiando ainda mais o incentivo ao esporte aliado à uma educação pública de qualidade.

E você, estudante ou servidor do câmpus: tem algum talento especial ou destaca-se em alguma área, seja esportiva, artística ou intelectual, ou conhece algum colega que tenha?

Abaixo, Gianfranco e sua coleção de medalhas conquistadas nos JUGs 2012:

Gianfranco no IFRS e sua coleção de medalhas conquistadas nos JUGs 2012