Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Estudantes do câmpus Porto Alegre participam do I Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS

Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2012, 12h32 | Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2012, 12h32 | Acessos: 2417

De 15 a 17 de outubro foi realizado o I Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS – I SICT, no Hotel DalOnder, em Bento Gonçalves. O evento foi promovido pelo IFRS através da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação e reuniu pesquisadores, discentes, bolsistas, professores e técnicos-administrativos de todos os câmpus com o objetivo de construir, avaliar e definir os caminhos que a pesquisa científica e tecnológica do instituto deve seguir.

Neste seminário estiveram contemplados projetos financiados por órgãos de fomento externo à pesquisa, incluindo bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), além de bolsas financiadas pelo próprio IFRS (fomento interno). Sua programação contou com apresentações orais, de pôsteres e palestras.

O Câmpus Porto Alegre do IFRS marcou presença em todos os dias do evento.

O SICT teve início na segunda-feira, 15/10, abrindo suas atividades com o engenheiro agrônomo Marcos Botton, que proferiu a palestra "Criatividade e Inovação para Jovens Pesquisadores". Durante a terça-feira, 16/10, os alunos apresentaram os resultados das bolsas obtidas e desenvolvidas em 2011 através do CNPq, Fapergs e Fomento Interno. As apresentações contemplaram as modalidades oral e pôster e se estenderam pela maior parte do dia. Ao final do dia, foi realizada a palestra "Ética em Pesquisa" com a presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS, Fernanda Arboite de Oliveira.

O encerramento do I SICT ocorreu ao meio-dia de quarta-feira, 17/10, quando houve a premiação dos trabalhos avaliados pela Comissão Científica. A entrega dos certificados de destaque objetivou incentivar ainda mais o empenho e a dedicação dos alunos.

Cinco trabalhos apresentados por estudantes do Câmpus Porto Alegre foram premiados, com destaque para a modalidade Oral, em que todos trabalhos premiados foram do Câmpus. Confira abaixo:

MODALIDADE APRESENTAÇÃO ? ORAL

COLÉGIO DE CIÊNCIAS DA VIDA

Autor: Gabriel Fernandes Silveira

Orientadora: Alessandra Nejar Bruno

Trabalho: Estudo das propriedades biológicas de espécies vegetais nativas em células de carcinoma de mama humano - CNPq/PIBITI

COLÉGIO DAS CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E MULTIDISCIPLINAR

Autores: Pedro Hasstenteufel e Nizângela Gomes dos Reis

Orientador: Luiz Felipe Velho

Trabalho: Análise da dinâmica da cobertura do solo e da temperatura de superfície na cidade de porto alegre a partir de imagens orbitais - CNPq/PIBIC

COLÉGIO DAS HUMANIDADES

Autora: Cristiane Gomes da Silva

Orientadora: Clarice Monteiro Escott

Trabalho: Tecnologia e Inovação nos Currículos dos Cursos de Licenciatura do IFRS - CNPq/PIBITI

MODALIDADE APRESENTAÇÃO – PÔSTER NÍVELTÉCNICO

COLÉGIO DAS HUMANIDADES

Autora: Natália Moraes de Mello Moraga

Orientadora: Maria Cristina Caminha de Castilhos França

Trabalho: Memória em imagens: os rastros do trabalho e da cidade nos acervos de família e empresarial - BICET/IFRS

MODALIDADE APRESENTAÇÃO – PÔSTER NÍVEL SUPERIOR

COLÉGIO DAS HUMANIDADES – NÍVEL SUPERIOR

Autora: Leandra Borba Leal

Orientadora: Clarice Monteiro Escott

Trabalho: Tecnologia e inovação nos cursos superiores de tecnologia - BICTES/IFRS

Clique aqui e confira todos os trabalhos apresentados pelos estudantes do Câmpus Porto Alegre no I SICT/IFRS.

Confira algumas fotos da participação dos professores e estudantes do Câmpus:

Aluno Julian Silveira apresentando trabalho na modalidade Oral   Aluna Gabrielli da Silva Pio também apresentou trabalho na modalidade Oral   I Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS foi realizado no Hotel Dal'Onder   Trabalho premiado: aluno Gabriel Fernandes Silveira com sua orientadora Alessandra Nejar Bruno e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Alan Bueno

Trabalho premiado: aluno Pedro Hasstenteufel e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Alan Bueno   Trabalho premiado: aluna Cristiane Gomes da Silva, sua orientadora Clarice Escott e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação   Trabalho premiado: a orientadora Clarice Escott recebe o certificado da aluna Leandra Borba Leal das mãos do pró-reitor de Pesquisa e Inovação   Trabalho premiado: aluna Natália Moraes de Mello Moraga, sua orientadora Maria Cristina França e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação

A primeira edição do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica integrou bolsistas, pesquisadores, voluntários, palestrantes, professores, técnicos e interessados visando ressaltar a importância da pesquisa enquanto meio de difundir o conhecimento e promover o acesso constante a ele. A perspectiva futura é de que a próxima edição congregue ainda mais a comunidade acadêmica do IFRS, cumprindo o papel institucional de externalizar os conhecimentos científicos produzidos.

Mais informações no site do I SICT: sict.ifrs.edu.br

(Com informações e fotos de: Comunicação Reitoria IFRS)