Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Número de benefícios concedidos pelo Programa de Assistência Estudantil cresceu em 2012

Publicado: Segunda, 02 de Julho de 2012, 08h03 | Última atualização em Segunda, 02 de Julho de 2012, 08h03 | Acessos: 1281

Um ano após a implantação do Programa de Benefícios da Assistência Estudantil no IFRS Câmpus Porto Alegre, o número total de benefícios concedidos quase dobrou. O Programa foi implantado no Câmpus no primeiro semestre de 2011 em uma ação inédita, tendo alcançado nessa primeira experiência de trabalho, um total de 210 benefícios concedidos. Já no segundo semestre, o número de benefícios subiu para 291, somando ao final do ano de 2011 o total de 501 benefícios concedidos e 245 alunos beneficiados.

No primeiro semestre de 2012, a Direção-Geral e o Núcleo de Acompanhamento Acadêmico (NAAc) do Câmpus lançaram os Editais nº 10/2012 e 11/2012 que tornaram pública a abertura das inscrições para os Programas de Benefícios e de Assistência ao Estudante do PROEJA, respectivamente, oferecendo seis modalidades de auxílio: Auxílio PROEJA, Bolsa Permanência, Auxílio Transporte, Auxílio Creche, Auxílio Moradia e o Auxílio Material de Ensino.

O número chegou a 411 benefícios concedidos, pouco menos do que o dobro do atingido no primeiro semestre do ano passado. A equipe do NAAc considera que esse aumento possa estar relacionado a um maior conhecimento dos alunos sobre o Programa de Benefícios do câmpus, ocasionado pelo investimento na divulgação do Programa.

Como funciona - O Programa de Benefícios da Assistência Estudantil do Câmpus Porto Alegre está ancorado no Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, no Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), nos indicadores apontados pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) e na realidade dos discentes apontada pela pesquisa do Perfil do Aluno Ingressante no Câmpus.

Nesse sentido, o Programa é coordenado pelo Núcleo de Acompanhamento Acadêmico (NAAc) e tem como objetivo garantir condições iguais de permanência e conclusão de curso aos estudantes dessa instituição. É com esse compromisso que o Programa de Benefícios é destinado aos estudantes em situação de vulnerabilidade social regularmente matriculados nos cursos presenciais, nos níveis técnico e superior.

O processo que define a concessão dos benefícios ocorre após o lançamento de edital público semestralmente e de responsabilidade técnica do NAAc. Os documentos entregues pelos estudantes no momento da inscrição passam por análise socioeconômica e, quando necessário, os estudantes são chamados para entrevistas.

Confira o número de benefícios que foram concedidos neste 1º semestre de 2012 em cada modalidade de auxílio:

AUXÍLIO PROEJA

Nº de benefícios concedidos: 95

Valor do auxílio mensal p/aluno: R$ 100,00

Destinado aos alunos matriculados no curso PROEJA e condicionado à frequência e ao desempenho escolar satisfatório.

BOLSA PERMANÊNCIA

Nº de benefícios concedidos: 55

Valor do auxílio mensal p/aluno: R$ 360,00

Destinado a estudantes oriundos de famílias de baixa renda, regularmente matriculados no Campus Porto Alegre. Tem como objetivo complementar o processo de aprendizagem ao permitir que os alunos desenvolvam atividades nos setores do Campus.

Requisitos mínimos: não ter vínculo empregatício, receber outra modalidade de bolsa ou realizar estágio remunerado (excetuam-se os benefícios concedidos aos estudantes do PROEJA) e ter disponibilidade de 20 horas semanais para desempenhar atividades nos setores administrativos do Campus Porto Alegre.

AUXÍLIO TRANSPORTE

Nº de benefícios concedidos: 194 (113 Transporte Porto Alegre + 81 Transporte Região Metropolitana)

Valor do auxílio mensal p/aluno: R$ 71,25 para moradores de Porto Alegre e R$ 142,50 para moradores da região metropolitana

Destinado a estudantes que moram em Porto Alegre ou região Metropolitana e comprovem a necessidade de utilização de transporte coletivo para frequentar as atividades no Campus Porto Alegre.

Visa contribuir com parte das despesas de deslocamento do estudante oriundo de famílias de baixa renda para atividades acadêmicas regulares.

AUXÍLIO MORADIA

Nº de benefícios concedidos: 11

Valor do auxílio mensal p/aluno: R$ 400,00

Destinado a custear parte dos gastos com moradia dos estudantes oriundos do interior ou de outros estados, que residam longe da família e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.

Requisito específico: comprovar ser oriundo de família que reside no interior do Rio Grande do Sul ou em outros estados (excetuam-se os moradores de Porto Alegre e da região metropolitana). Apresentar mensalmente a comprovação de pagamento da moradia.

AUXÍLIO CRECHE

Nº de benefícios concedidos: 06

Valor do auxílio mensal p/aluno: R$ 135,00

Destinado a estudantes que tenham filhos sob sua tutela legal para custear parte das

despesas dos alunos oriundos de famílias de baixa renda no cuidado de seus dependentes em idade pré-escolar (seis anos incompletos).

AUXÍLIO MATERIAL DE ENSINO

Nº de benefícios concedidos: 50

Valor do auxílio semestral p/aluno: R$ 120,00

Auxílio financeiro semestral destinado a custear parte das despesas dos alunos em situação de vulnerabilidade social com material de ensino. Os alunos beneficiados com este auxílio podem comprar apenas o material constante no kit pedagógico organizado com os coordenadores de cada curso.

Mais informações podem ser acessadas no site www2.poa.ifrs.edu.br, nos links Assistência Estudantil e Núcleo de Acompanhamento Acadêmico (NAAc).