Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Palestra marca início das atividades do Projeto de Extensão Trabalho/Atividade e Linguagem

Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2012, 13h26 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2012, 13h26 | Acessos: 1321

Foi realizada na noite de terça-feira, dia 19 de junho, no Câmpus Porto Alegre, a palestra "Reflexões sobre Trabalho, Linguagem e Ergologia", ministrada pela professora Me. Geisa de Cássia Romani, jornalista e Mestre em Linguistica Aplicada pela Unisinos, e atualmente técnica de operação na Refinaria Alberto Pasqualini, além de membro de LAssociation Observatoire et Rencontres du Travail (ORT), grupo internacional de estudo do trabalho.

O evento, realizado no auditório do 9º andar da sede Centro, contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas, entre alunos e professores dos cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, Secretariado e PROEJA Vendas, e do Superior em Processos Gerenciais do Câmpus Porto Alrgre.

A palestra abordou o mundo do trabalho, que traz consigo um universo linguístico e simbólico, carregado de hierarquizações, conflitos e dramas, muitas vezes, não percebidos. A ergologia tem como foco o sujeito na atividade de trabalho e possibilita interfaces com diversas áreas do conhecimento. Apresentar a abordagem ergológica e as interfaces com a linguagem foi a proposta da palestra.

A atividade faz parte do Projeto de Extensão Trabalho/Atividade e Linguagem (Projetal), coordenado pelos professores Clúvio Buenno Soares Terceiro e Éderson Cabral, do IFRS Câmpus Porto Alegre.

O projeto tem como objetivo a construção de uma metodologia de observação e compreensão do mundo do trabalho a partir de uma perspectiva dialógica entre os conceitos acadêmico-científicos e aqueles oriundos das experiências singulares dos integrantes da comunidade local que participarão. Para tanto, propõe a realização de cursos de extensão, com o intuito de levar o trabalhador-estudante à reflexão sobre o papel da linguagem na construção dos sentidos do trabalho, (re)pensando e (re)significando o trabalho e suas diversas concepções. Desse modo, o projeto e as atividades que serão realizadas pretendem colaborar para a formação acadêmica/profissional do trabalhador-estudante, bem como produzir novos saberes relacionados ao trabalho.

Confira abaixo algumas fotos da palestra do dia 19, aproveite e conheça o blog do Projetal: projetal.wordpress.com.

Professora Me. Geisa de Cássia Romani falou sobre Trabalho, Linguagem e Ergologia   Palestra foi a primeira atividade do Projeto Trabalho/Atividade e Linguagem    Cerca de 90 pessoas participaram da palestra