Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Estreia do evento Rodas de Leitura discutiu a obra "O Centauro no Jadim", de Moacyr Scliar

Publicado: Quinta, 31 de Mai de 2012, 21h38 | Última atualização em Quinta, 31 de Mai de 2012, 21h38 | Acessos: 2112

Na tarde de quinta-feira, dia 31 de maio, foi realizado na Biblioteca Clóvis Vergara Marques (CVM) do IFRS Câmpus Porto Alegre o primeiro encontro do evento de Extensão Rodas de Leitura, que abordou a obra O Centauro no Jardim, de Moacyr Scliar.

Cerca de 90 pessoas participaram do debate de estreia, que teve como debatedoras as professoras da área de Linguística e Literatura do Câmpus Porto Alegre, Laura Vellinho Corso e Leniza Kautz Menda, e mediado pela professora Magali Lippert da Silva, do curso Técnico em Biblioteconomia do Câmpus. A abertura oficial do evento foi feita pelo coordenador do projeto Rodas de Leitura e da Biblioteca CVM, o bibliotecário Filipe Xerxeneski da Silveira.

O projeto Rodas de Leitura foi idealizado por alunos e professores do curso Técnico de Biblioteconomia, bibliotecários e servidores da Biblioteca Clóvis Vergara Marques, por estes acreditarem que o contato com a literatura pode dar voz ao leitor, contribuir para a sua formação cidadã, criar atmosferas de expressão estética e de constituição de um olhar crítico sobre a vida, e que a responsabilidade em mediar a leitura incide sobre o profissional da biblioteconomia com maior intensidade pois, neste contexto, a biblioteca, sem dúvida, é um local privilegiado para o encontro significativo do leitor com livros.

O objetivo do projeto é ampliar os conhecimentos acerca das obras e dos gêneros literários debatidos em cada Roda, enriquecendo as possibilidades de interpretação dos temas ou histórias escolhidas a cada mês.

A atividade inicial do Rodas de Leitura contempla a necessidade daqueles que estão se preparando para o vestibular da UFRGS. Em encontros mensais, previstos para ocorrer sempre na última quinta-feira do mês, serão comentados os livros de leitura obrigatória para o vestibular 2013. O próximo está marcado para dia 28 de junho, com o debate sobre o livro A Educação Pela Pedra, de João Cabral de Melo Neto.

O evento ocorre nas dependências da Biblioteca (rua Cel. Vicente, 281, Centro Histórico – Porto Alegre/RS). Os debates das Rodas de Leitura são coordenados e mediados pelos professores de literatura do IFRS – Câmpus Porto Alegre, e abertos à comunidade do IFRS, escolas de nível médio e demais interessados, mediante inscrição prévia.

Confira algumas fotos do primeiro encontro que marcou o início do projeto Rodas de Leitura:

O bibliotecário Filipe X. da Silveira fez a abertura oficial   O bibliotecário Filipe X. da Silveira apresentou as painelistas   A professora Magali Lippert da Silva (ao centro) mediou o debate   A professora Laura Vellinho Corso foi a primeira a falar sobre a obra

Público lotou a biblioteca   Professora Laura Corso falando sobre o livro    Professora Lenisa fez sua explanação sobre a obra   Professora Lenisa falou um pouco sobre a vida do autor Moacyr Scliar