Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > IFRS participa da Aula Inaugural do Pronatec Tec na Assembleia Legislativa

IFRS participa da Aula Inaugural do Pronatec Tec na Assembleia Legislativa

Publicado: Sexta, 18 de Mai de 2012, 09h35 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2012, 09h35 | Acessos: 1679

Foi realizada na tarde de terça-feira, dia 15 maio, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, na modalidade de Cursos Técnicos de Nível Médio (Pronatec-Tec).

O IFRS marcou presença na cerimônia, sendo representado na mesa oficial de abertura pela Reitora, professora Cláudia Schiedeck Soares de Souza.

Prestigiaram a solenidade o Diretor-geral e a Diretora de Extensão do IFRS Câmpus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi e professora Cibele Schwanke, além do coordenador do Pronatec no IFRS, Cássio Moreira, professor do Câmpus Porto Alegre. Alunos e professores de outras unidades do IFRS também estiveram presentes no evento.

O IFRS é um dos parceiros da Secretaria Estadual de Educação do RS na realização do Pronatec-Tec, que atenderá, em 2012, 4034 alunos, de 482 escolas estaduais, abrangendo 34 municípios. O programa prevê a oferta de cursos gratuitos no turno inverso ao de estudo do aluno na rede estadual.

O estudante Bruno Sheltzke, que cursa o Pronatec no projeto piloto desenvolvido pelo IFRS no Câmpus Restinga, fez seu pronunciamento durante a abertura do evento e, segundo ele, o Pronatec está sendo uma experiência ótima para os alunos.

Além da Reitora do IFRS, fizeram parte da mesa oficial o vice-governador do Estado, Beto Grill e o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, o chefe de gabinete do governador e coordenador do Pacto gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e tecnológica, Vinícius Wu, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, o representante da Assembleia Legislativa, deputado Adão Vilaverde, a representante da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, a gerente do Pacto Gaúcho pela Educação, Maria Inês Zulke, e representantes da Federação das Indústrias do RS (Fiergs) e da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS (Fecomércio-RS).

Após a solenidade de abertura, a professora da Universidade Federal do Paraná, Mônica Ribeiro, deu continuidade à aula inaugural ministrando a palestra “Desafios da Educação Profissional no Brasil”.

O PRONATEC - Criado pela Lei nº 12.513/2011 o Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica. O Programa está dividido em dois eixos: O Pronatec Tec (cursos técnicos de nível médio) que é coordenado no Estado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Pronatec FIC (cursos de qualificação profissional), coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Link relacionado: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=8816

Evento ocorreu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa   Entre alunos e professores, o coordenador do Pronatec no IFRS, profº Cássio Moreira   Pronunciamento do Secretário da Educação, Sr. José Clóvis de Azevedo   Plateia formada por alunos e professores das instituições parceiras do Pronatec Tec

Bruno, aluno do Pronatec no projeto piloto do IFRS no câmpus Restinga, deu seu depoimento   Público lotou o auditório na abertura da aula inaugural   A Reitora do IFRS, profª Cláudia Schiedeck de Souza, fez parte da mesa oficial   O Diretor-geral e a Diretora de Extensão do Câmpus Porto Alegre, professores Paulo Sangoi e Cibele Schwanke