Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental encerra a I SAGA

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental encerra a I SAGA

Publicado: Sexta, 18 de Mai de 2012, 09h32 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2012, 09h32 | Acessos: 2541

Foi realizado na sexta-feira, dia 18 de maio, o encerramento da I SAGA – Semana Acadêmica de Gestão Ambiental IFRS Câmpus Porto Alegre, organizada pelos alunos do II e IV semestres curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

O evento teve início na segunda-feira, dia 14 de maio, e durante toda a semana os participantes puderam acompanhar diversas atividades sobre o tema geral “Resíduos Sólidos”, entre palestras de profissionais da área, oficinas, exposições, participação da Comissão de Resíduos Sólidos do IFRS e apresentações de trabalhos dos discentes de todo o Câmpus.

Alguns dos temas discutidos abordaram a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, destinação de óleos lubrificantes usados, aproveitamento de resíduos sólidos agroindustriais, resíduos dos serviços de saúde, gerenciamento de medicamentos vencidos, reciclagem e compostagem, remediação de áreas degradadas e resíduos eletrônicos.

A abertura oficial da I SAGA ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 14, com o Diretor-Geral do IFRS Câmpus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi, que falou sobre o surgimento dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Tecnologia em Gestão Ambiental no Câmpus, e com a Coordenadora do curso de Gestão Ambiental, professora Simone Kapusta, salientando que o evento da I SAGA consolida o curso de Gestão Ambiental no IFRS.

Após a abertura, a tecnóloga em Gestão Ambiental Patrícia La Porta, realizou uma breve apresentação sobre o projeto que vem desenvolvendo na Santa Casa de Porto Alegre, sobre separação de resíduos cirúrgicos hospitalares. Em seguida, houve as palestras da socióloga Jussara Kalil Pires, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, e do engenheiro ambiental Thiago Pereira Neto, da gerencia técnica do conselho de Meio Ambiente da FIERGS, ambos falando sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.

Na sexta-feira, no encerramento do evento, ocorreram as palestras do engenheiro Mário Kolberg Soares, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental - FEPAM, tratando sobre Remediação de áreas degradadas; e do diretor da Reverse Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, André Senger, que falou de Resíduos eletrônicos, assistido pelos alunos da Informática, além da Gestão Ambiental.

O encerramento contou ainda com a presença da Engenheira Ambiental Nancí Giugno, diretora da ABES/RS, falando sobre a associação, que foi parceira do evento.

A Comissão Organizadora foi formada pelos professores Dr. Eduardo Giovaninni e Dra. Elisabeth Ibi Frimm Krieger e pelos discentes Bianca Cecato, Érica Nicolao Lunardi, Gyselle Alves Antunes, Helena Botelho Senna e Karen Adriana Machado.

Confira algumas fotos (EM BREVE MAIS FOTOS NA PÁGINA DO FACEBOOK: http://www.facebook.com/ifrspoa)

Turmas da Gestão Ambiental (professores e alunos)   Turma IV semestre   Turma II semestre