Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Projeto intercampi do IFRS promove o evento "Mês Indígena" no dia 17/4 no Campus Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Projeto intercampi do IFRS promove o evento "Mês Indígena" no dia 17/4 no Campus Porto Alegre

Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2017, 10h48 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2017, 10h48 | Acessos: 1605

Um projeto intercampi envolvendo os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABIs dos Campus Alvorada, Campus Canoas e Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) promove o evento cultural "Mês Indígena", na próxima segunda-feira, dia 17/04, das 17h às 22h, nos espaços do átrio e auditório térreo do IFRS - Campus Porto Alegre (Rua Coronel Vicente, 281, Centro Histórico).

Realizado por um grupo de indígenas que oferecem palestra, roda de conversa, pintura corporal, canto, dança, exposição de artesanatos e livros indígenas Pataxó Hã Hã Hãe e Mbya Guarani, o evento será uma oportunidade de conviver por algumas horas com membros de comunidades indígenas, compreender e aprender um pouco sobre suas culturas, línguas, organização de sociedade e modo de vida, de preservação da natureza e incentivo à solidariedade e colaboração humana.

A atividade é gratuita e aberta ao público. Assim, todos podem trazer amigos, parentes, filhos e quem mais se interessar.

Na ocasião, será aceita a colaboração espontânea de alimentos não perecíveis (farinha de trigo e milho, sal, açúcar, café etc.) e cobertores. Os donativos serão para a comunidade Mbya Guarani de Maquiné (RS), que desde o final de janeiro deste ano está em uma retomada de terra, no local onde está instalada a sede da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). Com a recente extinção do órgão pelo governo estadual, os índios reivindicam a área como terra indígena, com o objetivo de fundar uma nova aldeia para viver, e preservar o território do desmatamento.

mes_indigena

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->