Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Alunos do Técnico em Administração e de Tecnologia em Processos Gerenciais visitam a empresa Marcopolo

Publicado: Quinta, 29 de Março de 2012, 10h35 | Última atualização em Quinta, 29 de Março de 2012, 10h35 | Acessos: 1536

Na manhã de quinta-feira, dia 29 de março, estudantes dos cursos Técnico em Administração e Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS Câmpus Porto Alegre realizaram uma visita técnica à empresa Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus, com sede em Caxias do Sul. Os alunos estiveram acompanhados dos professores Bianca Smith Pilla e Clúvio Buenno Soares Terceiro, organizador da atividade.

Durante a visita foi possível conhecer as linhas de montagens da Marcopolo. Conforme explica o professor Clúvio, o processo produtivo da empresa é extremamente flexível, permitindo a produção de ônibus customizados de acordo com o pedido dos clientes. Para tanto, combina pouca mecanização, a utilização de modelos standarts nos processos de manufatura e escala diversificada. Isso gera a necessidade de muitas programações, controle de qualidade nas células de produção e uma dependência do trabaho manual.

Alguns pontos que chamaram a atenção do grupo participante foram os cuidados com a segurança do trabalho, a gestão à vista e a preocupação com o bem estar dos trabalhadores.

"De fato, a visita técnica foi muito educativa e contribuiu no andamento das disciplinas relacionadas à gestão de operações, da qualidade e de pessoas", destaca Clúvio.

Grupo que realizou visita à Marcopolo, em Caxias do Sul